29/04/2013 14:00:00
Na manhã desta segunda-feira (29), durante audiência que discutiu soluções para o Presídio Nilton Gonçalves, o vereador Hermínio Oliveira (PDT), falando em nome do Bloco Parlamentar, disse que o debate sempre foi pauta na Câmara Municipal pela importância do tema e que há necessidade de ações que mudem a realidade daquela unidade prisional. O parlamentar informou que, em 2011, a Câmara fez uma audiência pública que tratou sobre a construção do novo presídio e ressaltou o empenho dos vereadores em cobrar uma solução imediata para a situação.
O vereador Professor Cori (PT) afirmou que os vereadores devem se reunir com os deputados da região e com o prefeito para conseguir uma agenda com o secretário de Segurança Pública da Bahia e até mesmo com o governador para discutir a questão do Presídio Nilton Gonçalves que, segundo ele, não é um problema isolado, já que os menores e as mulheres infratoras também precisam de um espaço para ser encaminhados. “Há a necessidade de uma rede planejada que desde o primeiro momento tenha uma orientação consequente para que todas as medidas cabíveis sejam cumpridas”.
O parlamentar ressaltou que deve ser discutida uma política pública de intervenção a nível estadual, para que se crie um sistema estadual em que a segurança pública seja de fato materializada não só no campo das discussões, e sim no campo das ações, destacando como exemplo programas educacionais implantados pelo Município no Presídio Nilton Gonçalves. Ainda em sua fala, o vereador falou que está na hora de fomentar as discussões e fazer um debate mais amplo sobre o tema.
Em sua fala o vereador Jaldo Mendes (PRP) se mostrou comovido e indignado com a situação dos internos no Presídio Nilton Gonçalves e fez um apelo aos colegas vereadores e deputados para se debruçarem sobre a causa e buscarem uma solução rápida para o problema de superlotação da unidade prisional.