Imagem Câmara celebra Dia do Exército Brasileiro

Câmara celebra Dia do Exército Brasileiro

19/04/2013 12:50:00

Para comemorar o Dia do Exército Brasileiro, reconhecendo a importância do Tiro de Guerra de Vitória da Conquista, a Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (19) uma Sessão Especial.

A iniciativa da homenagem foi do presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), que agradeceu todo o trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra que, segundo ele, envolve muita disciplina, compromisso e honestidade.

“Chegando ali os jovens aprendem a valorizar cada segundo das suas vidas, tendo em vista que vivemos em um mundo com tanta coisa ruim acontecendo na sociedade e que atinge as famílias. Nada mais justo do que a Câmara estar de mãos dadas, colaborando e aplaudindo”, disse o presidente, afirmando ainda sobre a mudança de conduta vivida por alguns jovens a partir do ingresso no Exército Brasileiro, onde recebem lições de honestidade, compromisso e responsabilidade.

Representando o prefeito municipal, o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eliabe Gouveia, destacou a importância da educação para o país, reforçando o papel do Exército na formação de jovens que compreendem a dimensão da força histórica da instituição, que vem se modernizando e capacitando jovens que se tornam orgulho para o nosso país. “O Exército, consolidada instituição nacional, patrimônio do Brasil, tem compreendido que a história se completa e se projeta. O Brasil se constrói e destrói os seus inimigos educando a nação, formando um patrimônio indelével de cidadania a todos aqueles que passam pelas suas fileiras”.

O Capitão da Reserva Militar, Ubaldino Figueira, ressaltou a alegria em celebrar os princípios que inspiram o serviço militar, e afirmou que a homenagem não deve ser somente ao Tiro de Guerra, mas a todos que contribuíram com a formação do país. Figueira destacou que o Tiro de Guerra é uma das instituições de maior credibilidade do Brasil e que, em Conquista, já formou 1.500 jovens, capacitados a defender a pátria, respeitar os poderes instituídos e com o sentimento de defesa do país. Segundo o Capitão, o jovem que passa pelas forças armadas se torna um cidadão mais civilizado, respeitador, consciente dos deveres e disciplinado, sabedor de que o sentimento nativista não pode ser esquecido.

O atirador Nilson Bruno Viana falou sobre o papel do Tiro de Guerra de Vitória da Conquista, definindo como fundamental a oportunidade de conhecer a instituição Exército Brasileiro, que cresce a cada dia. “Hoje o meu cotidiano mudou muito com o aprendizado de novos valores. A liderança é um assunto muito cobrado dentro do Quartel General, e aprendi que para ser um líder a responsabilidade tem que ser prioridade. Não tem dinheiro nenhum que pague a experiência. Sei que a minha família e todos que estão presentes estão felizes”.

Sargento Sebastião Leite, presidente da Associação dos ex-combatentes, única no interior do Estado, fez um resgate histórico da Batalha dos Guararapes e dos demais embates, afirmando que os brasileiros sempre estiveram envolvidos na defesa do território nacional. E ressaltou que o heroísmo, a solidariedade e o desprendimento de todos os povos que formam a miscigenação brasileira na luta por um Brasil justo e cidadão.

Para o ex-atirador do Exército Brasileiro, Rafael Fernandes Nunes, comemorar mais um ano da instituição é muito importante para os jovens que têm a oportunidade de aprender ensinamentos em diversas áreas de conhecimento. “No Exército aprendemos a fazer algo importante para a nossa vida. Infelizmente, nem todo mundo sabe aproveitar o Tiro de Guerra, mas é fundamental para os que estão ali, que se mantenham aprendendo, acordando cedo e pegando as instruções corretamente”, afirmou, enfatizando a honra de servir à Pátria.

O sargento Ronaldo Vidal, comandante do Tiro de Guerra 06/006, falou sobre a glória das conquistas militares para o Brasil e do trabalho desenvolvido na garantia da segurança nacional. Falou dos valores morais que conduzem o serviço militar e agregam um conjunto de virtudes que acompanham cada jovem que serve ao país, formando um cidadão habilitado e preparado para conviver na sociedade ajudando no desenvolvimento do Brasil. O sargento Vidal destacou os 80 anos de história do Tiro de Guerra formando soldados para o engrandecimento do Brasil.

Maio 2024