Imagem Em Sessão Especial, Câmara trata da Campanha da Fraternidade 2013

Em Sessão Especial, Câmara trata da Campanha da Fraternidade 2013

27/02/2013 12:30:00

Todos os anos a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a assuntos de interesse publico. Este ano o tema proposto é “Fraternidade e Juventude”, que visa despertar nos jovens a motivação em participar mais da Igreja Católica.

Nesta quarta-feira (27), a Câmara Municipal realizou Sessão Especial para tratar sobre a importância da Campanha da Fraternidade deste ano. A sessão é uma iniciativa dos mandatos dos vereadores Coriolano Moraes (PT) e Lúcia Rocha (DEM).

Nelson Vieira (PCdoB), líder do Bloco Parlamentar na Câmara iniciou a sua fala parabenizando a CNBB e a Igreja Católica pelos 50 anos da Campanha da Fraternidade. O parlamentar lembrou que a igreja lança a campanha, mas é necessário desenvolver políticas publicas, nos 3 âmbitos, sobre o tema  e “nós estamos à disposição para juntos com a Casa discutirmos projetos que vão ao encontro dos interesse dos jovens”. Informou ainda sobre o Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizado no Rio de Janeiro, em julho, com a participação do Papa. “Somos parceiros da Comunidade São Lucas e estaremos enviando alguns jovens para participarem do evento”, conclui.

Segundo o vereador Julio Honorato (PT) a sua vida sempre foi baseada nos princípios religiosos da igreja católica e chamou atenção da Casa, para que o tema da campanha deste ano esteja presente nas discussões de políticas publicas.

A vereadora Irma Lemos (PTB), lembrou dos jovens da zona rural e suas dificuldades, em especial os da Lagoa de Zé Luiz. “Nosso futuro é o jovem e eu acredito que para tirá-los de todos os seus problemas, só com a igreja presente” afirmou.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT), vice-presidente da casa, afirmou que é necessário maior empenho por mudanças nas estruturas que geram oportunidades para os jovens, sobretudo aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “Tais estruturas tornam-se visíveis nas situações de exclusão, na falta de condições adequadas e dignas da vida e no descaso, em certas situações”.

Ricardo Babão (PSL) parabenizou o prefeito Guilherme Menezes pela assinatura do Pacto pela Juventude e criação da Coordenação da Juventude, que tem como coordenador Rudival Maturano, indicado pela propria juventude. Destacou a importância do Rio de Janeiro como sede da Jornada Mundial da Juventude. “Nós conquistenses temos o compromisso com essa juventude para que possam surgir grandes lideranças em nosso país”, conclui.

Andreson Ribeiro (PCdoB) parabenizou o Prefeito Guilherme Menezes por ser o primeiro gestor do sudoeste da Bahia a assinar o Pacto pela Juventude. Em seguida fez uma reflexão sobre um trecho de um texto do pensador Leonardo Boff.  Segundo o vereador os jovens têm que estar de forma frequente buscando o bom caminho e a boa palavra, que é o evangelho. “É preciso buscar o bom caminho para que possamos ter uma sociedade mais fraterna” afirma.

Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, enfatizou que sem educação de qualidade e religiosidade não vamos a lugar nenhum. “As nossas escolas deveriam ser abertas aos finais de semanas com cursos para os jovens” ressalta.

Florisvaldo Bittencourt (PT), líder do governo na câmara, ressaltou a importância do tema deste ano e reforçou que a igreja sempre aborda temas de grande relevância, que levam a sociedade à reflexão.  O parlamentar destacou que o Prefeito Guilherme Menezes foi o primeiro gestor do sudoeste da Bahia a assinar o Pacto pela Juventude e ressaltou o Festival da Juventude que será realizado ainda este ano na nossa cidade.  Segundo o parlamentar o evento traz para Vitória da Conquista  jovens de vários municípios.

Para o vereador Ademir Abreu (PT) é necessário criar políticas para que a juventude possa desenvolver suas habilidades. “A beleza da juventude é a força, é na juventude que temos o poder da transformação” afirma.

O vereador Gilzete Moreira (PSB), líder da Bancada de Situação, falou da importância de mostrar aos jovens os princípios da palavra de Deus e leu trechos da bíblia que deram sustentação à sua fala.

Luciano Gomes (PR) parabenizou a iniciativa dos vereadores pela sessão e destacou as drogas como um grande problema para os jovens. Segundo o vereador este problema está presente não apenas nas cidades, mas também na zona rural. Para o parlamentar a família é de fundamental importância na vida desses jovens e a igreja traz essa discussão para que todos juntos possam amenizar este problema .

Maio 2024