20/11/2012 22:00:00
Na solenidade desta terça-feira (20) foram homenageados com o Troféu Zumbi dos Palmares três personalidades que tem contribuído na luta pela preservação da cultura e na garantia de direitos.
O Troféu Zumbi dos Palmares, foi instituído pela Câmara por meio da Resolução 02/2008, que tem por objetivo homenagear personalidades que se destacam na luta anti racismo e na promoção da cultura negra em Vitória da Conquista.
Manoel Batista Dias, zelador de orixá e liderança do candomblé na região, compartilhou a homenagem com todos que lutam pela continuidade da cultura afro-brasileira. “Me sinto feliz e honrado. Que possamos lutar ainda mais pela nossa comunidade”, disse emocionado.
Robério Santos, liderança do Quilombo São Joaquim de Paulo e um dos fundadores do Conselho Regional das Comunidades Quilombolas do Território de Vitória da Conquista, agradeceu o reconhecimento pelos serviços prestados à causa do negro. “São 30 anos de caminhada e hoje recebo este presente. Todos que lutam pela causa do negro são homenageados com este Troféu”, agradeceu.
Graziele de Lourdes Novato Ferreira, historiadora e pesquisadora da cultura afro-brasileira, agradeceu a honraria e resgatou a história da origem da cultura negra. “Nós somos a segunda maior população negra do mundo e ainda negamos a cidadania aos negros. Nós somos iguais enquanto sociedade e detentores de direitos, mas somos pessoas diferentes”, afirmou com emoção.
Vereadores destacam importância da luta dos movimentos negros
Na sessão especial em celebração ao Dia da Consciência Negra desta terça-feira (20), o vereador Hudson Castro (PCdoB) resgatou a importância do exemplo dos militantes. “Todas as manifestações só tem resultado quando os militantes acreditam na causa. Precisamos nos unir para que nossos objetivos sejam alcançados”, disse Castro, parabenizando a iniciativa do vereador Alberto Gonçalves em sempre lutar pela causa do negro.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) falou sobre questões sociais importantes para o fortalecimento da luta dos movimentos negros e questionou as prioridades do poder público. “O que vamos fazer com nossa juventude? Temos que avançar mais rápido”, disse o parlamentar.
O vereador Ademir Abreu (PT) destacou a importância das políticas compensatórias em vigor no Brasil. “Acredito que as políticas compensatórias de promoção social possibilitam mais oportunidades”, disse, parabenizando os movimentos negros pela luta em defesa da cultura afro-brasileira. “Quero parabenizá-los por serem representantes de uma das partes mais bonitas da nossa cultura.”
O vereador Luciano Gomes (PR) se colocou à disposição dos militantes da causa negra e prestou uma homenagem ao vereador Alberto Gonçalves. “O dia 20 de novembro também ficará marcado nesta Casa pela trajetória de luta do vereador Alberto Gonçalves em defesa do povo negro”, afirmou.