12/09/2012 11:00:00
A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (12), sessão especial em comemoração aos 49 anos da Filarmônica Conquistense. A Filarmônica tem por finalidade única, alfabetizar e aprimorar a cultura intelectual dos seus associados, estimulando a literatura, a música, a poesia e o teatro, além de manter escolas de alfabetização para os filhos dos associados e escola de música.
A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Néu do Gás (PSB), que destacou a importância da Filarmônica para a música em Vitória da Conquista. O parlamentar fez um resgate histórico da criação da Filarmônica, citando nomes de pessoas que contribuíram para a concretização do projeto. “A Prefeitura deve apoiar a Filarmônica para que o projeto continue nas próximas gerações”, declarou.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) afirmou que o trabalho da Filarmônica é motivo de orgulho para Vitória da Conquista. “No que depender desta Casa, a Filarmônica sempre terá nosso apoio”, disse.
Josué Rodrigues, presidente da Filarmônica Conquistense, agradeceu a Câmara pela homenagem e destacou a importância da valorização da música local. “Sinto-me feliz por estar à frente desta Filarmônica”, declarou, enfatizando o apoio que recebe da Prefeitura de Vitória da Conquista.
Para o jornalista Ricardo De Benedictis, é importante valorizar a cultura em Vitória da Conquista. “Esta Filarmônica vem desenvolvendo, ao longo dos anos, um trabalho brilhante em nossa cidade”, disse.
Joir Salla parabenizou a Filarmônica pela comemoração dos 49 anos e transmitiu as felicitações do cantor Gilberto Gil, que tem ligação com a cidade. O maestro Aroldo Lima solicitou incentivo do poder público e apoio da população para a continuidade do projeto nas futuras gerações.
Daniel Novais, também maestro, ressaltou a trajetória da Filarmônica Conquistense, enfatizando que é preciso que outras pessoas apoiem o projeto. “A Filarmônica tem democratizado o acesso à música, independente da idade ou classe social”, disse.
Otacílio Vasconcelos declarou-se honrado em receber a homenagem da Câmara. “A música é minha vida. Agradeço aos vereadores pela oportunidade que nos deram para que todos tivessem acesso ao nosso trabalho”, disse.
Gildelson Felício, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, representou o prefeito Guilherme Menezes e reafirmou o compromisso da Prefeitura em apoiar e investir em projetos culturais como a Filarmônica Conquistense. “O Governo Municipal tem sido parceiro na manutenção da Filarmônica”, disse.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que sempre lutou para que a Filarmônica contasse com o apoio do poder público. “Graças a Deus a Filarmônica ressurgiu e continua levando adiante a cultura local”, declarou.
O vereador Hudson Castro (PCdoB) afirmou ser testemunha do empenho de maestros como Alvinho, que lutou pelo fortalecimento da Filarmônica. “A cultura e o esporte integra, sensibiliza e emociona as pessoas. Vamos juntos lutar para manter em funcionamento a Filarmônica, disse.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) destacou a satisfação da Câmara em homenagear a Filarmônica Conquistense Maestro Vasconcelos. Oliveira fez um resgate histórico da Filarmônica e cobrou do poder público mais incentivos a projetos que valorizam a cultura local.
O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que a música contribui para o fortalecimento da cultura regional. O parlamentar enfatizou a importância da música no currículo regular do ensino público, como estratégia de uma formação global do aluno.