12/09/2012 10:50:00
Na tribuna livre da sessão desta quarta-feira (12), o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), André Cairo, cobrou do poder público um projeto de preservação da Serra do Periperi, do Poço Escuro e da Lagoa das Bateias. Cairo condenou a mudança do nome da Praça Caixeiros Viajantes para Praça Pastor Gerson Rocha. Segundo o ativista, a referida praça tem um valor histórico para Conquista e não deve ter seu nome substituído.
Ainda em sua participação na tribuna, André Cairo afirmou que a poluição sonora e visual é um problema que precisa de uma solução urgente em Vitória da Conquista. Apontou a necessidade de diversas obras de infraestrutura e cobrou uma política de preservação do rio Verruga e de crescimento ordenado da cidade. “Precisamos de um Plano Diretor Urbano com urgência”, disse.
Cairo cobrou, ainda, a construção do local para recuperação para menores que cometem crimes, o início das obras do novo aeroporto, conclusão da licitação para transporte coletivo, revitalização do monumento em homenagem a Glauber Rocha, construção de viadutos no anel viário e mais investimento em segurança pública.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, comentou o discurso do ativista André Cairo e lamentou a continuidade do monopólio das empresas que fazem transporte público em Vitória da Conquista. Sobre a possibilidade da alteração do nome da Praça Caixeiros Viajantes, o vereador afirmou que tal projeto já foi retirado de pauta, o que garante a manutenção do nome da praça.
Rebouças também cobrou a revitalização do Poço Escuro e do rio Verruga, e lamentou a poluição visual e sonora em Vitória da Conquista. Sobre o monumento em homenagem ao cineasta Glauber Rocha, o parlamentar afirmou que trata-se de uma “arapuca que deve ser retirada” em respeito à memória do cineasta.
Já o vereador Hudson Castro (PCdoB), afirmou que é preciso estar atento a questões levantadas por André Cairo, porém também é preciso destacar os investimentos que a Prefeitura vem fazendo em Vitória da Conquista.
Castro afirmou que avanços são vistos na educação, saúde e transporte coletivo. “O prefeito não está emperrando o processo de licitação do transporte”, garantiu o parlamentar. Para o parlamentar, Conquista tem os problemas peculiares de uma cidade que está crescendo.