17/08/2012 10:40:00
A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (18), sessão solene para entrega do Prêmio Irmã Yvette Andrade. A honraria é concedida a entidades governamentais ou não, que desenvolvam algum tipo de trabalho na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal.
O autor da Resolução 7/2011, que instituiu a entrega do Prêmio, vereador Beto Gonçalves (PV), afirmou que a honraria tem por objetivo destacar as entidades que desenvolvem trabalho de destaque na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Vitória da Conquista.
“Este prêmio não poderia ter um nome melhor do que o da Irmã Yvette, que sempre trabalhou em prol das crianças e adolescentes de nossa cidade”, disse, ressaltando a alegria da Câmara em poder honrar instituições que trabalham com o público infanto-juvenil.
A primeira instituição homenageada foi o Projeto Pequeno Ofício, da Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, indicado pelo vereador Beto Gonçalves. Trata-se de uma entidade filantrópica que atua na área sócio assistencial, promovendo atividades educativas para crianças e adolescentes.
Maria Rosa da Silva, diretora do projeto, afirmou que a missão do Projeto Pequeno Ofício é cuidar das crianças carentes dos bairros Alvorada, Pedrinhas, Vila América, Henriqueta Prates, Bruno Bacelar, Recanto das Águas, Brasil, Santa Cruz, São Vicente e Guarani. “Agradeço a Câmara pelo reconhecimento do nosso trabalho”, disse.
Indicada pelo vereador Néu do Gás, a segunda instituição homenageada foi o Centro de Apoio à Família (CAF), associação beneficente que atua no bairro Conveima, oferecendo serviços de assistência social, enfermagem, psicologia, odontologia e assistência pedagógica para crianças carentes. “Acreditamos nas crianças e na possibilidade de que cada uma construa uma história de vida diferente”, disse Lygia Cristiane Santana, diretora Social do CAF.
A última instituição homenageada foi o Lar Santa Catarina de Sena / Escola Municipal Irmã Barbosa, referência no ensino integral na rede pública de ensino. A indicação da instituição para receber a honraria foi do presidente da Casa, vereador Fernando Vascaoncelos. Irmã Maria Pereira, Madre Provincial da Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Sena, que representou a entidade, agradeceu a homenagem do Legislativo, ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido.
A sessão foi encerrada com a participação do coral formado por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).