08/08/2012 11:00:00
Na sessão desta quarta-feira (8), o vereador Álvaro Pithon (DEM) criticou o atendimento do SAMU 192 em Vitória da Conquista. Pithon afirmou que sentiu fortes dores no peito na madrugada da última segunda-feira (6), sendo obrigado a solicitar atendimento do Serviço de Atendimento Médico.
“A moça que me atendeu pelo telefone disse que não havia ambulância nem maca para me prestar socorro”, disse o vereador, solicitando das lideranças do Governo Municipal que encaminhem a denúncia à Secretaria Municipal de Saúde. “Muitas pessoas passam pelo mesmo problema. É preciso resolver esta questão”, concluiu.
Cidade suja - O vereador Joel Fernandes (PTN) lamentou o acúmulo de lixo em algumas ruas de Vitória da Conquista, o que deixa a cidade com um aspecto negativo. O parlamentar condenou a postura de carroceiros que jogam lixo nas proximidades do Ginásio de Esportes Raul Ferraz.
Fernandes convocou a população conquistense para assumir uma postura pautada pela boa educação e cortesia. “Esperamos que nosso povo continue sendo um povo limpo, educado e que cuida da cidade”, disse, lamentando o comportamento de pessoas que jogam jogar lixo nas ruas e não possuem educação no trânsito.
Falta infraestrutura para escola municipal - O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, denunciou as péssimas condições de infraestrutura do local onde funciona a extensão da Escola Municipal Mozart Tanajura III. Segundo o parlamentar, a casa não oferece as mínimas condições para funcionamento de uma escola infantil.
Rebouças questionou o valor do aluguel da casa, que custa R$ 800. Segundo ele, o aluguel não deveria ultrapassar o valor de R$ 300, diante do estado de conservação da casa. Falta d’água encanada, banheiros inadequados e espaço insuficiente para brincadeiras foram apresentadas por meio de fotografias aos demais vereadores. “Vou levar esta denúncia para a Secretaria de Educação. Isto é uma vergonha e não pode acontecer em Conquista”, disse.
Ainda em seu discurso, o parlamentar criticou a postura Governo Municipal “por estar usando a máquina administrativa em campanha para determinado candidato”. O vereador afirmou que caso a situação não seja contornada, vai acionar a Justiça Eleitoral para que as devidas providências sejam tomadas.
O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que as denúncias feitas pelo vereador Arlindo Rebouças devem ser apuradas pela Secretaria Municipal de Educação, no sentido de encontrar solução imediata para o problema.
Segundo o vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, é preciso verificar o que realmente está acontecendo na extensão da Escola Mozart Tanajura, para resolver possíveis problemas. “Vitória da Conquista é um município que está erradicando anafalbetismo, oferecendo vagas para todas as crianças”, disse.
Nova sede para Defensoria Pública - Ainda em seu discurso, Pereira destacou o Projeto de Lei 29/2012, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza doação de área no Loteamento Itamarati, para que sejam construídas as novas instalações do prédio da Defensoria Pública. Segundo o parlamentar, a doação do novo terreno anula a doação de uma área no Loteamento Cidade Universitária.
“Esta permuta se faz necessária em razão de a área que foi doada, ainda no ano de 2010, ser um local desprovido da infraestrutura básica necessária para a construção e funcionamento da sede da Defensoria Pública, que deve ter uma sede à altura da necessidade de Vitória da Conquista”, esclareceu o parlamentar.
Pereira afirmou que o órgão em questão tem prestado excelentes serviços para a comunidade conquistense, especialmente para as pessoas que não têm condições financeira para pagar um advogado particular. “As pessoas são atendidas com qualidade. O trabalho realizado na Defensoria Pública não fica devendo nada aos melhores escritórios de advocacia”, disse, destacando o trabalho das promotoras Dra. Josefina Moreira e Dra. Marta Almeida.
Mérito Legislativo - O vereador Gildásio Silveira (PT) destacou a eleição do padre Antônio Rafael do Nascimento, que assumiu a Supervisão Geral da Comissão Vocacionista, no último dia 3 de julho. Segundo Silveira, a Comissão Vocacionista possui 405 religiosos distribuídos em 15 países, possuindo representantes em Vitória da Conquista.
O paramentar, junto com os vereadores Alexandre Pereira e Fernando Vasconcelos indicou o padre Antônio Rafael para receber a Medalha Mérito Legislativo, no dia 12 de outubro, na Câmara Municipal. “É um homem simples e humilde, que tem doado sua vida em prol dos pobres e mais necessitados. Padre Antônio Rafael é um grande colaborador, dando orientação política na defesa dos direitos das pessoas mais simples”, declarou.
Urbis V - O vereador Beto Gonçalves (PV) criticou os candidatos a vereador que acionaram o Ministério Público na tentativa de impedir a construção do Salão Comunitário do bairro Urbis V. “Tem muitos candidatos que só falam mal do nosso mandato”, disse, ressaltando que assessores de determinado vereador tentam desmerecer o trabalho desenvolvido em sua base eleitoral.
“Não é esta a melhor forma de se fazer política. Não vou aceitar esta forma leviana e sem ética ou respeito para com nosso mandato”, declarou, enfatizando que tem trabalhado pela Urbis V, bem como por toda a cidade.
Campanha eleitoral deve ser ética - O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que conhece o trabalho do vereador Beto Gonçalves e lamentou a postura de candidatos que tentam denegrir a imagem do referido vereador. Néu do Gás afirmou que é preciso fazer uma campanha honesta e digna. “Creio que todos nós vamos retornar a esta Casa”, declarou. O parlamentar afirmou que também está sendo prejudicado nesta campanha por candidatos de seu próprio partido, que tentam desfazer o trabalho de seu mandato.
O vereador Gilzete Moreira (PSB) afirmou que é preciso preservar a boa convivência `dos parlamentares na Câmara Municipal. Segundo o vereador, alguns candidatos não têm uma postura ética e tentam atrapalhar a eleição de determinados vereadores. “Temos mais de 200 mil eleitores em Vitória da Conquista, com espaço para todos trabalharem”, concluiu.