13/06/2012 11:00:00
A Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (13), sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A sessão faz parte do calendário oficial do Legislativo, e tem por objetivo discutir políticas públicas de preservação ambiental em Vitória da Conquista.
O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que é preciso debater as questões ambientais com responsabilidade. O parlamentar destacou a realização da Rio + 20, conferência realizada no Rio de Janeiro, que reúne líderes de diversos países para discutir sobre o meio ambiente e a economia verde. “A proposta é assegurar o comprometimento político junto com o desenvolvimento sustentável”, disse, propondo a criação de seminários temáticos locais para discutir as questões ambientais.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT) destacou as ações do Legislativo para a preservação ambiental. A utilização de papel reciclável e a coleta seletiva de lixo, em parceria com o Recicla Conquista, foram apontadas como ações pontuais de preservação ambiental. “Nossa meta é trocar todas as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia”, disse.
Luiza Gouveia, bióloga que representou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), falou sobre o racionamento de água em Vitória da Conquista, diante da escassez de chuvas. Segundo Gouveia, a Embasa colocou em prática um plano emergencial de racionamento, com o objetivo de garantir o fornecimento de água até o período de chuvas.
O administrador e professor de Gestão Ambiental, Tairone Félix, destacou a necessidade de partir para a prática no que diz respeito à preservação do meio ambiente. “É preciso pensar em estratégias governamentais para preservação ambiental”, disse, ressaltando que este é um tema que deve ser analisado numa abordagem interdisciplinar. Para Félix, o desenvolvimento sustentável deve estar na pauta dos assuntos prioritários da cidade.
Segundo Andréa da Mata, que representou o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o tema deve ser debatido pelo parlamento em todas as suas esferas, já que a aprovação de uma legislação ambiental é fator de proteção para a preservação do meio ambiente. “Temos que pensar na preservação da nossa espécie. É preciso discutir como cada um de nós pode contribuir para a preservação da raça humana”, disse.
Fabiano Ferraz, que representou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), afirmou que as questões ambientais estão ligadas às questões sociais. Ferraz ressaltou que o INEMA está passando por uma reestruturação, o que vai facilitar ações do Estado na região de Vitória da Conquista, no que diz respeito a ações que promovam a sustentabilidade.
A secretária Municipal de Meio Ambiente, Vivalda Braga, que representou o prefeito Guilherme Menezes, afirmou que uma sociedade sustentável precisa ser construída em substituição a um conceito capitalista de desenvolvimento. Braga destacou que é preciso realizar fóruns e debates para discutir com responsabilidade as questões relativas ao meio ambiente. A secretária disse, ainda, que a degradação do meio ambiente deve ser prioridade no debate da Câmara de Vereadores.