Imagem Sessão itinerante mobiliza moradores do distrito de Iguá

Sessão itinerante mobiliza moradores do distrito de Iguá

04/05/2012 09:33:00

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (3), a primeira sessão itinerante de 2012, no distrito de Iguá. A comunidade local lotou a Escola Municipal Erathósthenes Menezes para participar da sessão e apresentar suas principais demandas.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou a importância da aproximação entre as comunidades rurais e o Legislativo municipal. “É uma grande alegria realizar esta sessão itinerante, possibilitando a participação dos moradores, numa aproximação com a comunidade”, declarou.

Na sessão, a população teve a oportunidade de apresentar suas principais reivindicações. Ana Maria, moradora do Iguá, cobrou mais investimentos em segurança pública e em transporte coletivo. “Não tempos policiamento na região, o que deixa as pessoas com medo. O transporte é insuficiente. Já pedimos uma solução, porém ainda não fomos atendidos”, disse.

Para o estudante Esdras Tenório, os problemas envolvendo criminalidade e tráfico de drogas também têm alcançado a zona rural. Tenório criticou o Governo Municipal por investir em propagandas que não condizem com a realidade. A estiagem prolongada também foi comentada pelo estudante, que criticou a Prefeitura por utilizar água potável para regar os jardins das praças de Vitória da Conquista.

A agricultora Patrícia Gama fez duras críticas ao poder público, ressaltando que os moradores da zona rural “estão cansados de promessas que não são cumpridas”. Pavimentação asfáltica, transporte coletivo digno e abastecimento de água tratada foram as principais reivindicações da moradora.

A presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP), Geanne Oliveira, cobrou uma política pública clara para fixação dos jovens na comunidade rural de Iguá. A professora afirmou que os problemas envolvendo violência têm sua origem na falta de emprego. “Onde o Estado não atua, a marginalidade predomina”, disse, ressaltando a necessidade de mais investimentos em segurança e infraestrutura.

Para o estudante Rafael Nunes, o Governo Municipal falha em diversos aspectos, especialmente na zona rural. Nunes cobrou melhorias no abastecimento de água, em segurança pública e ainda na infraestrutura.

A também estudante Mônica Pinheiro afirmou que a comunidade do Iguá está cansada de receber apenas promessas dos políticos. Pinheiro cobrou a implantação de transporte coletivo que ligue o distrito à Vitória da Conquista e um plano de combate ao uso de drogas pelos jovens que moram no local.

Último a falar na tribuna livre, Nelson de Vivi, liderança na região do Iguá, parabenizou a Câmara pela realização da sessão itinerante e fez homenagem ao vereador Vivi Mendes (PT), “que dedica sua vida à política, principalmente às comunidades da zona rural”, enfatizou. Segundo Nelson, o vereador Vivi tem trabalhado com afinco para atender as demandas do Iguá. “Sinto-me honrado em ser filho do vereador Vivi Mendes, e fazer política ao seu lado”, concluiu.

Maio 2024