Imagem Vereadores conferem situação das barragens que abastecem Vitória da Conquista

Vereadores conferem situação das barragens que abastecem Vitória da Conquista

04/05/2012 09:22:00

Em uma visita organizada pelas Comissões de Meio Ambiente e Fiscalização dos Atos do Executivo, os vereadores conferiram na manhã desta quinta-feira (3), a situação das barragens Água Fria I e II, responsáveis pelo abastecimento de Vitória da Conquista.

A grande motivação dos parlamentares era saber se realmente existia motivo para pânico e quais as medidas emergenciais que deveriam ser tomadas. Com o objetivo de auxiliar nesta visita, os vereadores convidaram o gerente do escritório local da Embasa, Álvaro Aguiar, que trouxe uma definição da real situação das barragens e as ações da Embasa para os próximos dias.

Aguiar informou que a situação requer cuidado e cautela, mas não exige pânico. Segundo o engenheiro, a Embasa vai fazer o racionamento de água a partir do dia 15 de maio, quando o calendário com a programação da distribuição da água estiver definido. “A barragem possui atualmente volume útil de 3,182 milhões de metros cúbicos de água. Isso corresponde cerca da metade da capacidade total. É importante que a população também faça o racionamento da água, pois não adianta a Embasa fazer o racionamento e as pessoas não utilizarem a água de forma consciente”, afirmou.

Sobre o racionamento previsto para o dia 15 deste mês, o engenheiro informou que o calendário será entregue na casa de cada cidadão, junto com as contas do mês. “Antes da divulgação do calendário com a programação, não haverá racionamento”, garantiu Aguiar.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou a preocupação dos vereadores, o empenho e disponibilidade do Legislativo em trabalhar para evitar que a falta de chuvas prejudique ainda mais a população de Vitória da Conquista. “Toda a Câmara está empenhada em fazer o que for necessário para garantirmos a continuidade do abastecimento de água para nossa população”, disse, lembrando da importância fundamental do uso consciente da água por parte da população para garantir o sucesso das ações da Embasa.

Participaram da visita os vereadores Néu do Gás (PSB), Vivi Mendes (PT), Joel Fernandes (PTN), Hudson Castro (PCdoB), Hermínio Oliveira (PDT), Álvaro Pithon (DEM) e Arlindo Rebouças (PMN).

Maio 2024