Imagem Vereadores discutem educação pública na zona rural

Vereadores discutem educação pública na zona rural

13/04/2012 12:17:00

Na sessão especial desta sexta-feira (13), que discutiu a extensões das escolas estaduais na zona rural, o vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou aos estudantes presentes na sessão pela mobilização em favor de uma educação de qualidade. Pithon criticou o Governo do Estado por não investir em educação, e afirmou que o  transporte escolar “é uma vergonha e desrespeita  professores e alunos”. O parlamentar defendeu a criação de um conselho municipal independente, com ampla participação de professores, alunos e sociedade.

O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que as reivindicações dos professores e alunos são justas, pois a educação deveria ser prioridade no programa de governo.  O parlamentar afirmou que a implantação das extensões dos colégios estaduais na zona rural foi fruto da luta daqueles que defendem a acessibilidade da educação. Em seu discurso, Gomes lamentou a desativação dos cursos pré-vestibulares na zona rural. “Esta Casa tem feito tudo o que é possível para melhorar a educação em nosso município”, declarou, colocando-se à disposição de alunos e professores.

Para o vereador Hudson Castro (PCdoB), a insatisfação de alunos e professores deve ser levada a sério pelos gestores. O parlamentar afirmou que é preciso buscar onde estão as falhas para que as mesmas sejam solucionadas. O parlamentar destacou a atenção que a zona rural vem recebendo da Prefeitura, porém lamentou a atuação do governo estadual na zona rural de Conquista. “Tenho visitado a zona rural e recebo as queixas da falta de investimentos em educação, principalmente em Inhobim e Veredinha”, declarou.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que os professores e alunos da zona rural têm o apoio da Comissão de Educação. O parlamentar afirmou que as extensões rurais das escolas estaduais sofrem com a falta de professores, infraestrutura inadequada e material didático. “Muitos alunos estão há mais de um mês sem aulas por falta de professores”, disse. Oliveira lamentou a desativação de algumas escolas em Vitória da Conquista e destacou a mobilização da Câmara para que o Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana continue a funcionar.

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, afirmou que as questões que envolvem a educação devem ser prioridade para governo e sociedade. Segundo Silveira, os baixos índices da educação na Bahia não podem ser atribuídos apenas a questões políticas. O vereador defendeu o fortalecimento e autonomia das extensões rurais. “As pessoas responsáveis pela educação devem ser chamadas à responsabilidade. O que for de competência da Câmara Municipal, sem dúvida vai ter atenção desta Casa”, declarou.

O vereador Ademir Abreu (PT) também disse que a sociedade como um todo é responsável pela educação. O parlamentar defendeu o aumento para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Abreu afirmou, ainda, que a zona rural sofre com a falta de merenda escolar e infraestrutura adequada para um ensino de qualidade.  “É preciso que os governos invistam nas extensões com o objetivo de combater a evasão escolar e consequente êxodo rural. Devemos lutar por uma educação pública de qualidade”, disse.

O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que a expansão do ensino médio na zona rural foi fundamental na garantia do acesso à educação pelos alunos que moram no campo. O parlamentar reconheceu as dificuldades enfrentadas na educação pública, e ressaltou que os avanços só acontecem mediante a organização dos atores envolvidos. “Passos importantes têm sido dados, no sentido de incluir da zona rural. Esta Casa cumpre importante papel no apoio aos estudantes e professores que lutam por melhorias na educação”, disse.

O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), destacou a participação dos estudantes que se manifestaram na sessão, reivindicando melhorias na educação em Vitória da Conquista. “Os estudantes estão de parabéns pela mobilização”, declarou.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), presidente da Comissão de Educação, afirmou que é preciso identificar os responsáveis pela ausência de merenda escolar e livros didáticos em extensões da zona rural. O parlamentar também cobrou a disponibilização de transporte escolar para que os professores cheguem à zona rural em segurança. Rebouças defendeu a autonomia das extensões das escolas estaduais na zona rural.

Último a discursar, o vereador Beto Gonçalves (PV) parabenizou a Comissão de Educação pela realização da sessão e ressaltou a necessidade de buscar soluções possíveis para o problema da falta de professores e infraestrutura das extensões das escolas estaduais na zona rural. “Professores e alunos cumpriram seu papel ao apresentar suas reivindicações”, disse, destacando a participação da Câmara na busca por melhorias na educação.

Maio 2024