Imagem Sessão especial celebrou Dia Internacional da Mulher

Sessão especial celebrou Dia Internacional da Mulher

09/03/2012 11:30:00

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (09), sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A sessão, que faz parte do calendário oficial da Câmara de Vereadores, contou com a presença de mulheres que se destacaram na luta pelos direitos femininos em Vitória da Conquista.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou que a iniciativa de incluir no calendário oficial do Legislativo a comemoração do Dia Internacional da Mulher foi da vereadora Lúcia Rocha (DEM) e do então vereador Jean Fabrício Falcão (PCdoB). Vasconcelos parabenizou as mulheres de nossa cidade por estarem, a cada dia, conquistando seu espaço na sociedade.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, afirmou que as mulheres devem ser homenageadas todos os dias. “A mulher é especial. Nós, homens, jamais conseguiremos ter a força da mulher. Ai de nós se não fossem as mulheres”, disse o parlamentar. Rebouças prestou homenagem especial às mulheres da zona rural, que  enfrentam grandes dificuldades no dia a dia, e sofrem com os efeitos da seca em Vitória da Conquista e região.

O vereador Alexandre Pereira (PT), que falou em nome da bancada de situação, destacou a importância da homenagem às mulheres conquistenses. O parlamentar enfatizou os vários papeis que a mulher desempenha, nos mais diversos espaços como mãe, esposa, profissional, entre outras funções. “A mulher tem avançado em nossa sociedade, ocupando diversos espaços. Onde tem a presença feminina há zelo e competência”, declarou, salientando a eleição da presidente Dilma, primeira mulher a governar o Brasil.

Paula Pereira de Almeida, defensora pública, parabenizou a Câmara pela preocupação com a igualdade de gênero. Para Almeida, o Poder Legislativo tem papel fundamental para que as mulheres tenham os seus direitos preservados, já que é responsável pela elaboração das leis que regem o país. “Queremos as mesmas oportunidades para homens e mulheres. Nós evoluímos, mais ainda há muito que conquistar", disse, defendendo a ampliação do número de vereadoras em Vitória da Conquista.

Para a vereadora Lúcia Rocha (DEM), ser mulher é um dom de Deus. A parlamentar enfatizou a participação feminina no processo de desenvolvimento de Vitória da Conquista. Rocha fez um resgate histórico do Dia Internacional da Mulher, marco da violência contra mulheres trabalhadoras. “Mesmo com todos os avanços a mulher ainda sofre como o preconceito e a desvantagem no campo profissional”, disse. A vereadora comentou a trajetória das mulheres brasileiras ao longo da história, na busca pelos seus direitos. “Infelizmente ainda existe o preconceito de gênero”, declarou, lamentando a violência contra a mulher.

Rosilene Moreira Correia, delegada da Delegacia Especial da Mulher, ressaltou a importância da luta contínua contra a violência contra a mulher. Correia também destacou a relevância da realização da sessão especial em homenagem à mulher. “Vitória da Conquista é um celeiro de mulheres guerreiras. Para mim, cada dia é dia de luta”, afirmou.

Já a Secretária Municipal de Finanças, Mércia Cristina Andrade, que representou o prefeito Guilherme Menezes, enfatizou a luta das mulheres conquistenses, que atuam nas mais diversas áreas, superando preconceitos  e dificuldades que surgem pelo caminho.  “A mulher virtuosa tem que se posicionar como tal: mãe, esposa, filha, neta, avó, trabalhadora e profissional”, disse, citando o texto bíblico em que fala sobre as mulheres, no livro de Provérbios.

Jean Fabrício, deputado estadual, autor do projeto que instituiu o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares em seu mandato como vereador, afirmou que o Dia da Mulher é uma data de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.  “Apesar de o Brasil já ter conseguido avançar no que diz respeito aos direitos das mulheres, ainda existem muitos países que consideram a mulher como ser inferior e de menor valia”, disse. Fabrício parabenizou a Câmara pela iniciativa em homenagear as mulheres conquistenses.

Último a usar a tribuna, Waldenor Pereira, deputado federal, afirmou que, apesar da discriminação ainda vigente no país, o Brasil é uma das nações que mais avançou no que diz respeito à participação da mulher na sociedade. Citando a eleição da presidente Dilma Rousseff, o deputado afirmou que as mulheres vêm conseguindo consolidar seu espaço na sociedade brasileira. “O PT está defendendo a ampliação da participação da mulher no parlamento. O objetivo é que para cada dois homens, seja eleita uma mulher”, afirmou.

Maio 2024