Imagem Vereadores debatem tema da Campanha da Fraternidade 2012

Vereadores debatem tema da Campanha da Fraternidade 2012

02/03/2012 12:20:00

Dezenas de pessoas compareceram no plenário Vereadora Carmem Lúcia na manhã desta sexta-feira (02) para a sessão especial que discutiu a Campanha da Fraternidade 2012. Com o tema Fraternidade e Saúde Pública, a campanha é realizada anualmente pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e marca o início da Quaresma. Representantes da Igreja Católica conquistense e da Secretaria Municipal de Saúde compareceram à sessão, além dos vereadores e pessoas ligadas à assistência social em Vitória da Conquista.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) comentou o trabalho social desenvolvido pela Casa do Câncer, que abriga e cuida de pessoas que estão em tratamento em Vitória da Conquista. “Quero parabenizar o trabalho de Maria do Carmo, que tem doado sua própria vida em função do próximo”, disse, salientando a importância da implantação de um ambulatório dental no local. Ainda em seu discurso, o parlamentar cobrou a construção de posto de saúde no bairro Nova Cidade.

O  vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que as campanhas da CNBB têm prestado enorme contribuição para a sociedade brasileira.  Sobre o tema de 2012 (fraternidade e saúde pública), o parlamentar afirmou que todos têm responsabilidades na construção de uma saúde pública de qualidade. “Momentos como este nos leva a reflexão e nos impulsiona a continuar lutando por uma saúde pública melhor. É preciso fortalecer a participação popular e o controle das políticas públicas voltadas para a saúde”, disse.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que o Brasil tem uma das maiores propostas de saúde pública do mundo, que é o Sistema Único de Saúde (SUS). A parlamentar ressaltou que é preciso assegurar que o que está no papel transforme-se em realidade. Rocha apontou o envelhecimento da população como um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil. A parlamentar reconheceu os avanços na saúde municipal, porém salientou que o acesso à saúde ainda não é uma realidade para todos os cidadãos brasileiros.

O vereador Hudson de Castro (PCdoB) afirmou que Deus não criou o homem para a doença, mas para a saúde. “Quando mais próximos de Deus nós estivermos, menos doentes seremos”, declarou. O parlamentar parabenizou a Secretaria de Saúde pelas ações em saúde pública no âmbito municipal, ressaltando os avanços e reconhecendo os desafios que ainda existem. Castro informou que o posto de saúde do bairro Nova Cidade já está em processo de licitação para início das obras.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), parabenizou a CNBB pela escolha do tema e criticou a gestão da saúde em Vitória da Conquista. O parlamentar fez duras críticas à administração municipal, citando índices que indicam a falência da saúde e da educação no município. “Esta saúde, que foi referência nacional, hoje é uma das piores da Bahia”, disse. Rebouças apontou diversas falhas no atendimento da saúde em Conquista, citando a falta de medicamentos de uso contínuo, ausência de médicos em alguns postos de saúde e a privatização do Hospital Esaú Matos como graves problemas.

Segundo o vereador Joel Fernandes (PTN), milhões de brasileiros dependem do SUS, sendo um grande desafio gerir um sistema com estas dimensões. “Vitória da Conquista não tem uma péssima saúde, porém ainda possui alguns desafios”, disse. O parlamentar parabenizou a Igreja Católica pela escolha do tema saúde pública como foco da Campanha da Fraternidade 2012 e destacou a responsabilidade de todos para que a população tenha acesso a um sistema eficaz.

O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que a Câmara apoia as iniciativas da Igreja Católica, especialmente quando temas sociais são discutidos nas campanhas da CNBB. “Nossa sociedade deve estar sensível ao tema proposto para 2012. A Campanha da Fraternidade é um convite para a reflexão sobre a saúde publica”, disse, ressaltando os temas das campanhas anteriores.  Para o parlamentar, a Campanha chama à responsabilidade os  gestores nos níveis local, estadual e federal.

O líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que Vitória da Conquista é referência em saúde para toda a região Sudoeste e Norte de Minas Gerais. Silveira afirmou que o SUS é um dos maiores programas de saúde pública do mundo, porém reconheceu que ainda existem inúmeros desafios. O parlamentar afirmou, ainda, que o então deputado Guilherme Menezes foi relator da Emenda 29, tendo participação destacada na aprovação da mesma. “Queremos assegurar que esta Casa vai trabalhar por uma saúde pública de qualidade”, declarou.

O vereador Luciano Gomes (PR) ressaltou o trabalho desenvolvido pela Casa do Câncer e enfatizou a importância da realização da sessão. O parlamentar rebateu as críticas feitas contra o Hospital de Base, salientando que o referido hospital também tem qualidades que não podem ser esquecidas. “Sou usuário do SUS e conheço de perto a saúde pública de nossa cidade”, declarou, salientando que a saúde pública em Conquista precisa melhorar, porém possui aspectos positivos que merecem ser reconhecidos.

Último a discursar, o líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), afirmou que um dos maiores problemas do SUS é a gestão dos recursos. Moreira destacou o trabalho de médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital de Base, que oferecem atendimento para todos os usuários do SUS que recorrem ao referido hospital. “A Secretaria de Saúde tem feito o possível na gestão da saúde pública em Conquista”, disse, reconhecendo os desafios para o oferecimento de melhores serviços.

Maio 2024