02/12/2011 11:00:00
Na sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira (2), que celebrou o Dia Mundial de Combate à AIDS, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que a luta contra o preconceito é um dos maiores desafios no que diz respeito ao enfrentamento da doença. A parlamentar destacou que, segundo dados do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. Davi Capristano Filho (CAAV), a cada semana, dois casos de contaminação com o vírus HIV são registrados em Vitória da Conquista e região.
Rocha lamentou o crescimento do índice de contaminação entre jovens e adolescentes. “É preciso ter consciência, levantando a bandeira da prevenção”, disse a vereadora, elogiando o trabalho desenvolvido pelo CAAV.
O vereador Ademir Abreu (PT), que falou em nome da bancada de situação, parabenizou Eliana Amorim de Souza, coordenadora do CAAV, pelo trabalho realizado no Centro. Segundo o parlamentar, a implantação do CAAV foi uma importante conquista da população. Abreu destacou o trabalho do médico Davi Capristano, “um dos poucos sanitaristas do país que lutou pelos avanços na saúde pública”.
Ainda em seu discurso, o vereador também lamentou o crescimento do número de casos de contaminação entre jovens e adolescentes, bem como na população idosa. “É preciso que as igrejas e as escolas se envolvam em campanhas de prevenção”, afirmou. O parlamentar defendeu maior divulgação da importância do diagnóstico precoce, como estratégia de aumentar a probabilidade de controle da doença.