Imagem Dia Mundial de Combate a AIDS é celebrado na Câmara

Dia Mundial de Combate a AIDS é celebrado na Câmara

02/12/2011 10:40:00

A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (02), sessão especial para marcar a celebração do Dia Mundial de Combate a AIDS em Vitória da Conquista. A iniciativa em realizar a sessão foi do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB), segundo quem a Câmara deve estar envolvida em campanhas de prevenção à contaminação do vírus HIV. O parlamentar afirmou que é preciso investir em campanhas de divulgação dos meios de prevenção, bem como discutir estratégias de assistência aos pacientes que contraíram a doença. “A responsabilidade não é só da Secretaria de Saúde, é de todos nós”, disse.

Para o parlamentar, o preconceito e a discriminação contra pessoas portadoras do HIV são as maiores barreiras no combate à epidemia. “Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento”, disse o parlamentar. Moreira ressaltou que Vitória da Conquista é considerada uma das poucas cidades do Nordeste com acompanhamento satisfatório aos portadores do HIV.

“É preciso investir na prevenção e priorizar o tratamento para os portadores da doença, principalmente com atendimento psicológico, para que possam enfrentar as dificuldades da melhor forma possível, tornando-se multiplicadoras das políticas públicas de combate ao HIV”, afirmou o parlamentar.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou a importância da sessão e salientou a necessidade do engajamento de todos com o objetivo de lutar contra a AIDS. Para o parlamentar, a ampla divulgação sobre o tema é uma das estratégias para combater a disseminação do vírus do HIV.

Superar o preconceito é principal desafio – Convidada especial para a sessão, Eliana Amorim de Souza, coordenadora do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. Davi Capristano Filho (CAAV), destacou o preconceito como principal entrave ao combate a AIDS. Souza disse que Vitória da Conquista apresenta uma média de dois novos casos por semana, sendo que, segundo os dados do CAAV, adolescentes, mulheres casadas e idosos fazem parte de uma parcela da população em maior situação de vulnerabilidade.

“Temos mais dificuldade com a população que tem menor formação educacional, especialmente na zona rural do nosso município”, disse. Ainda segundo os dados do CAAV, os heterossexuais apresentam maiores índices de infecção, porém os homossexuais ainda apresentam grande índice de contaminação. Segundo a coordenadora, a distribuição gratuita de preservativos e a realização de palestras em locais diversos são estratégias utilizadas pelo CAAV no combate à contaminação pelo HIV. O acolhimento e tratamento de pessoas HIV positivo também mereceu destaque.

“É preciso acolher e prestar assistência aos pacientes que nos procuram e são diagnosticados como portadores do vírus. Devemos combater o preconceito, falando sobre o tema e lutando para que os estigmas sejam quebrados. Todos nós somos vulneráveis se não nos prevenirmos. É importante que a Câmara também esteja engajada neste processo”, disse.

André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), destacou o trabalho desenvolvido pelo Movimento que, desde 1993, atua em campanhas de prevenção ao contágio com o vírus da AIDS. “Aquela semente que plantamos foi muito importante. Hoje tenho proferido palestras sobre HIV e percebo os frutos do trabalho que realizamos.”, declarou.

Maio 2024