Imagem Vereadores querem manutenção do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana

Vereadores querem manutenção do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana

Arquivo

30/11/2011 11:30:00


Na sessão especial realizada nesta quarta-feira (30), que discutiu a possibilidade de desativação do Colégio Estadual Marcelo Rangel Pestana, o vereador Gildásio Silveira (PT), líder da bancada de situação, afirmou que, a partir de 2009, a rede estadual perdeu cerca de 14 mil alunos, o que deve ser fator analisado com preocupação pela Secretaria de Educação.

Para o parlamentar, o Colégio Marcelo Rangel Pestana deveria ser transformado em um centro de captação de alunos nos diversos pontos do município, servindo assim de exemplo na educação. Silveira solicitou da direção da Direc-20 a continuidade do referido colégio, bem como mais investimentos para que “o mesmo continue vivo e oferecendo um ensino de excelência”. O parlamentar sugeriu que vereadores e representantes da comunidade entreguem documento ao governador Jaques Wagner solicitando a manutenção da escola.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou a audiência pública, que aconteceu na última terça-feira (29), e celebrou os 30 anos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O parlamentar destacou que a UESB foi criada e fortalecida em governos passados, que priorizavam a educação. Pithon lamentou a possibilidade do fechamento do Colégio Rangel Pestana e repudiou a postura do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Educação. “O que queremos é mais educação e saúde para nossa população”, declarou.

Para o vereador Hudson Castro (PCdoB), a questão deve ser analisada sob o ponto de vista daquilo que é melhor para a população. Castro ressaltou que, ao invés de fechar, é preciso investir mais nas escolas já existentes. “Precisamos de, juntos, procurar a melhor solução para o problema. Fechar a escola, não nos parece ser a melhor escolha”, disse.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) também destacou a audiência pública que comemorou os 30 anos da UESB. O parlamentar afirmou que o Colégio Rangel Pestana atende centenas de alunos da região e ressaltou sua posição contrária ao fechamento da referida unidade escolar. “Não é aceitável acabar com uma instituição de ensino tão importante para nossa cidade”, disse, salientando que o colégio alcançou as melhores notas no IDEB. “A escola tem história em nossa cidade e não deve ser desativada, concluiu.

O vereador Vivi Mendes (PT) também firmou posição contrária ao fechamento do colégio: “É um desrespeito o fechamento da escola”, declarou. Mendes criticou duramente ao Governo do Estado, ressaltando que a decisão em fechar o colégio é imoral. Para o parlamentar, é preciso que o governo aumente o investimento em educação.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), lamentou a posição do presidente do PT “que jogou pedra no diretor da Direc-20, Ricardo Costa, apenas porque estava na presença dos alunos, professores e pais de alunos”. Rebouças sugeriu que todos os que são contrários ao fechamento do colégio devem ir ao aeroporto, recepcionar o governador Wagner com faixas de protestos contra o fechamento do Rangel Pestana.

O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que a educação é condição fundamental para o crescimento do ser humano. O parlamentar destacou a luta do PSB pela educação no Brasil, por entender que é pela educação que passa o desenvolvimento do país. Néu do Gás posicionou-se contrário ao fechamento da escola, enfatizando os bons resultados da política de educação implantada no Rangel Pestana. “Os professores são competentes e realizam uma gestão de excelência. A escola conta com o apoio, confiança e credibilidade por parte dos pais e alunos”, declarou, ressaltando que seu mandato defende melhorias na educação.

O vereador Luciano Gomes (PR) também afirmou ser contrário ao fechamento do colégio. O parlamentar afirmou que tem independência para criticar o governo, apesar de ser da base aliada. “Vamos procurar uma solução para que a Secretaria Estadual de Educação reveja sua decisão”, disse, enfatizando que os vereadores não vão “abandonar” Ricardo Costa, diretor da Direc-20.

O vereador Joel Fernandes (PTN) destacou o esforço de professores e alunos para que o Colégio Marcelo Rangel Pestana se firmasse com um ensino de excelência. Fernandes afirmou que a educação deve ser prioridade para o governo estadual e também manifestou opinião contrária ao fechamento do referido colégio.

O vereador Alexandre Pereira (PT) rebateu as críticas feitas ao Governo do Estado, ressaltando que o mesmo tem se empenhado para melhorar a qualidade da educação no estado. Ressaltou que confia no Governo do Estado, bem como na gerência de Ricardo Costa à frente da Direc-20. “Hipotecamos nossa confiança em Ricardo Costa. Temos espaço para o diálogo e precisamos levar a Secretaria Estadual de Educação a repensar a questão”, declarou, ressaltando que uma solução sensata deverá ser encontrada. Pereira reconheceu a importância da implantação do centro de tecnologia, porém defendeu a manutenção do colégio.

O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), destacou a integridade e caráter do professor Ricardo Costa, ressaltando a competência do mesmo à frente da Direc-20. Moreira afirmou que seu mandato é solidário aos pais, professores e alunos, somando forças com Ricardo Costa nos sentido de buscar uma alternativa para o caso.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que o Governo do Estado tem se empenhado na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas da Bahia. Ressaltou que, às vezes, fechar uma escola é necessário. O parlamentar afirmou ser necessária a busca por uma solução sensata para o impasse entre Direc-20 e comunidade. Abreu destacou os índices que apontam para a qualidade do ensino no Rangel Pestana.

Último a discursar, o vereador Beto Gonçalves (PV), disse que a sessão foi uma oportunidade para o exercício de cidadania por parte de alunos e professores do Colégio Rangel Pestana. “Tenho certeza que o Governo Guilherme Menezes também está sensível a esta questão”, disse. Gonçalves afirmou que o anseio dos pais e professores deve ser acolhido pelo poder público. “É dessa forma que exercemos nossa cidadania, cobrando nossos direitos”, afirmou, colocando seu mandato à disposição da população



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30