Imagem Dia da Consciência Negra é celebrado na Câmara

Dia da Consciência Negra é celebrado na Câmara

Arquivo

18/11/2011 11:15:00


A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (18), sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A sessão está prevista no Regimento Interno da Casa. Na oportunidade, foram homenageados com a entrega do Troféu Zumbi dos Palmares três personalidades escolhidas pela comissão de realização da sessão, presidida pelo vereador Beto Gonçalves (PV).

Em seu discurso, Gonçalves falou sobre a exclusão social do negro na sociedade brasileira, desde a abolição da escravatura até os dias atuais. O parlamentar afirmou que ações como a realização desta sessão contribuem para que a sociedade reflita sobre a importância do negro na identidade cultural brasileira.

“A Câmara se sente honrada em celebrar o Dia da Consciência Negra”, declarou, enfatizando a necessidade de se discutir políticas públicas para os negros. “Não podemos negar nossa negritude. Antes, temos que lutar pelos nossos direitos”, declarou. Emocionado, o parlamentar agradeceu a presença dos convidados especiais, bem como o empenho da presidência da Câmara para que a sessão acontecesse.

O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que a Câmara é o espaço da cidadania em que todos têm liberdade de expressão. Segundo Vasconcelos, o Legislativo sentiu-se honrado em celebrar o Dia da Consciência Negra. “Esta Casa é de todos os cidadãos. É preciso que a população se aproxime do Legislativo, acompanhando de perto o que acontece na Câmara”, afirmou.

Troféu Zumbi dos Palmares - Como determina o Regimento Interno, a Câmara entregou o troféu Zumbi dos Palmares para personalidades que tiveram destaque na defesa da população negra.

O primeiro homenageado foi Antônio Marcos Araújo, conhecido como Nego Azul, fundador do Movimento Cultural Ogun Xorokê,  que resgata, por meio do trabalho musical, a cultura negra. “Dedico este prêmio ao povo da nossa periferia, que é um povo sofrido, mas de bom coração”, disse.

Outro homenageado foi o capoeirista Jair Neres Tiago, criador do Grupo Cultural de Capoeira Afrodescendente, que leva aulas de capoeira para comunidades carentes do município. “Para mim é um prazer receber esta homenagem”, declarou.

Maurício Reis, coordenador Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, recebeu a homenagem em nome de Elias de Oliveira Sampaio, atual secretário Estadual  de Promoção da Igualdade Racial. Reis destacou as ações do governo estadual na na redução das desigualdades raciais.

“Esta homenagem é fruto de um trabalho político que o PT tem realizado na Bahia, sendo referência para os demais estados da nação. Em nome da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial agradeço a homenagem prestada pela Câmara de Conquista”, afirmou.

Valorização do negro – Robério Santos, representando o Conselho das Associações Quilombolas do Território de Vitória da Conquista, afirmou que os negros precisam apropriar-se dos mecanismos legais para fazer valer seus direitos. Destacou o trabalho das associações quilombolas, bem como o apoio da Prefeitura, da TV UESB e dos evangélicos na consolidação dos direitos quilombolas.

Eliane Muniz, que representou o cursinho pré-vestibular Quilombola, destacou a importância da educação para jovens negros descendentes de origem quilombola, especialmente no acesso ao ensino superior.

Dona Dió, conhecida baiana do acarajé em Conquista, agradeceu a Câmara pela realização da sessão, ressaltando a necessidade da valorização da cultura negra no município. A microempresária parabenizou Beto Gonçalves por ter organizado a sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. “Só temos que agradecer”, declarou.

O Pe. José Carlos Conceição, assessor da Pastoral Afro da diocese de Vitória da Conquista, fez um resgate histórico da luta pela implantação de políticas públicas voltadas para os negros no município. Conceição destacou o processo em que a Câmara instituiu como lei a realização de sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. “Queríamos que 20 de novembro fosse transformado em feriado, numa homenagem a Zumbi dos Palmares”, disse.

Para o secretário Municipal de Governo, Edwaldo Alves, o Dia da Consciência Negra é uma data que marca a resistência do povo negro diante da exploração e marginalização da população afro descendente. Alves também fez um resgate histórico da luta do movimento negro no Brasil, desde a abolição da escravatura até os dias atuais. “Do Governo Lula para cá as coisas mudaram. Os negros passaram a ocupar espaços que não ocupava anteriormente”, declarou.

Tribuna livre – Na tribuna livre, Nelson Nunes, assessor político, criticou os vereadores que se ausentaram da sessão, afirmando que tal atitude foi um desrespeito para com os negros. “Eles deveriam ter descontado no salário a ausência nessa sessão”, declarou.

Graça Alves agradeceu o Prêmio concedido ao Movimento Cultural Ogun Xorokê e destacou a luta do movimento negro na cidade. "Estou orgulhosa de fazer parte da luta do movimento negro em Conquista. Me lembro das mudanças e conquistas alcançadas, mas muito ainda temos que fazer. Não podemos permitir que haja um retrocesso em nossas conquistas", declarou.

O presidente municipal do PT, Rivaldo Gusmão, afirmou que o PT foi o partido que mais se empenhou em lutar contra a desigualdade racial. “Vamos continuar lutando pela raça negra, pois é um povo valente e sofrido, que tem trabalhado por um Brasil justo e igual”, afirmou.

O babalorixá Leandro Brito salientou que é fundamental a continuidade da luta para assegurar os direitos dos negros no Brasil. “Precisamos resgatar o passado e lutar para que, no futuro, as próximas gerações sejam valorizadas. Infelizmente muitos ainda não dão valor à nossa cultura e identidade racial”.

Cristina Alves, estudante, criticou os vereadores que aprovaram o PL 26/2011, que autoriza a Prefeitura a criar a Fundação Estatal de Direito Privado, denominada Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, para gerir o Hospital Esaú Matos e o Laboratório Central. “Tenho vergonha de ter representantes como estes. Quero expressar minha indignação diante da aprovação deste projeto”, disse.

Carlos Alberto da Silva parabenizou Dona Dió pela luta em prol da preservação da cultura negra. Também parabenizou Guilherme Menezes, prefeito municipal, por demonstrar comprometimento com as políticas públicas voltadas para a população negra. “Tenho orgulho de ser conquistense, pois temos um prefeito honesto”, disse, enfatizando que a Câmara conta com o respeito e confiança da população.

Preconceito deve ser superado - O vereador Hudson Castro (PCdoB), que falou em nome das duas bancadas da Câmara, parabenizou o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em organizar a sessão em celebração ao Dia da Consciência Negra. Para Castro, é fundamental que as barreiras do preconceito, desigualdade e discriminação sejam destruídas, para que a sociedade seja mais justa e igualitária. “Não é a cor, condição econômica ou a religião que determina o caráter das pessoas”, disse.

Castro rebateu as críticas feitas contra a Câmara, especialmente no que diz respeito à aprovação do PL 26/2011. O parlamentar afirmou que a Câmara não aprovou nada que pudesse prejudicar a população. Castro disse que a criação de uma fundação estatal não tem nada a ver com privatização. “Não admitimos ofensas”, disse.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30