04/11/2011 10:00:00
A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (4), sessão especial com o tema: políticas públicas para a cultura em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV), que propôs uma discussão ampla sobre o fomento e incentivo dos movimentos culturais no município.
Segundo Beto Gonçalves, foi o movimento artístico-cultural do município quem solicitou a realização da sessão, com o objetivo de discutir um assunto que está na pauta de debates em Vitória da Conquista. Gonçalves afirmou que a sessão fortaceu o movimento artístico em diversos aspectos. “Vitória da Conquista é um grande celeiro nos mais diversos campos da arte em nossa cidade”, disse.
O parlamentar destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, ressaltando que a Câmara está empenhada para a criação do Conselho Municipal de Cultura, com o objetivo de fortalecer as manifestações culturais no município. “A sessão foi importante pois permitiu a discussão de pontos fundamentais para o fortalecimento das manifestações culturais”, disse.
Para o professor e cantor Dirley Bonfim, é preciso entender a cultura como uma forma de exercício de cidadania. Bonfim lamentou a falta de recursos para o Ministério da Cultura , que conta com menos de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “Em nosso país, cultura não é prioridade”, disse. O professor defendeu a criação de uma secretaria municipal específica para a cultura. “A secretaria só reconhece de fato como cultura os projetos realizados pela própria secretaria. As iniciativas culturais da comunidade não são levadas em consideração”, lamentou.
Gilmar Dantas, promotor de eventos, afirmou que a cultura não tem prioridade na agenda política de Conquista. Dantas, que é ligado ao movimento Coletiva Suíça Bahiana, fez críticas à Secretaria de Cultura, ressaltando que os recursos são insuficientes para a gestão e fomento da cultura em Vitória da Conquista. “Um dos caminhos possíveis seria a parceria com outros órgãos governamentais”, disse.
Kétia Prado, da Cia Operacata de Teatro, afirmou que a cultura faz parte da vida cotidiana das pessoas, interferindo em questões como religião, conceitos morais e modos de viver. Prado destacou a importância das políticas públicas de fomento à cultura, ressaltando que o setor cultural movimenta boa parte da economia nacional. “As atividades culturais, em 2003, movimentaram R$ 156 bilhões, representando parte considerável da economia”, disse, lamentando a falta de apoio do poder público.
Prado também criticou a Prefeitura, afirmando que o grupo Mobiliza Conquista foi criado com o objetivo de discutir formas de fomento da cultura local. “Solicitamos a presença dos vereadores na elaboração de um Sistema Nacional de Cultura”, declarou, salientando a realização das conferências de cultura que acontecem em nível municipal, estadual e federal.
João Omar, coordenador da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, destacou que Vitória da Conquista investe em cultura mais do que muitos municípios do estado. Para o coordenador, é importante discutir o assunto na Câmara, especialmente a reativação do Conselho de Cultura. “Precisamos reconhecer que este processo está avançando”, disse.
A atriz e produtora de teatro Jeanne Marie lamentou a ausência de mecanismos de suporte nas ações culturais no município. Ressaltou a importância da arte e da cultura na recuperação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Não existe transformação melhor que não seja pela arte, teatro, dança e música”, disse.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou que a Câmara vai elaborar um documento formalizando a solicitação da criação do Conselho Municipal de Cultura. Segundo o parlamentar, o documento será enviado ao Poder Executivo. “A Câmara tem compromisso especial no fomento à cultura local”, disse, agradecendo as pessoas que fizeram parte da sessão. Ao final, foi entregue uma moção de aplauso à Cia de Teatro Operacata, pela participação no VI Festival Multart, recebendo os prêmios de melhor espetáculo e melhor ator.