Imagem Audiência pública comemorou Dia Nacional do Tropeiro

Audiência pública comemorou Dia Nacional do Tropeiro

27/10/2011 09:00:00

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (26), audiência pública em comemoração ao Dia Nacional do Tropeiro. A data foi instituída pelo Projeto de Lei 2.948/2004 e tem por objetivo fazer um resgate histórico do tropeirismo regional.  Tropeiro é a designação dada aos condutores de tropas que integravam as regiões de produção e os centros consumidores, a partir do século XVII, no Brasil.

Além de seu importante papel na economia, o tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de ideias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre si, numa época em que não existiam estradas no Brasil.

O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Gildelson Felício, ressaltou a importância do resgate histórico da atuação dos tropeiros em Vitória da Conquista e região, destacando o trabalho desenvolvido pela Catrop, ONG que desenvolve o fomenta estudos sobre o tropeirismo na região. “Sabemos da importância histórica do tropeirismo em Conquista, pois foram os tropeiros quem abriram os primeiros caminhos para consolidação do comércio de Vitória da Conquista”, disse.

A professora e pesquisadora Maria da Conceição, que faz parte do Grupo de Estudos da Complexidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ressaltou que os tropeiros tiveram papel fundamental na construção da identidade regional. A professora fez um paralelo entre o saber acadêmico e a sabedoria conquistada ao longo da vivência. “Quero parabenizar esta Casa pela sensibilidade em abrir suas portas para um evento tão importante quanto este”, disse.

Para Carlos Book, professor do Instituto Conquistense de Altas Habilidades, o tropeirismo faz parte da história da região conquistense. O professor ressaltou a necessidade de um resgate da história dos tropeiros, com o objetivo de preservar a memória do tropeirismo em Vitória da Conquista.  “Que esta memória venha a ser resgatada e preservada para as futuras gerações”, salientou.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) disse que seu mandato tem uma forte ligação com a zona rural, portanto conhece de perto vários tropeiros. “Nosso Brasil foi feito no lombo de um burro. Por muito tempo os tropeiros exerceram a função de disseminar nossa cultura e fortalecer nosso comércio, contribuindo para o progresso do país”, afirmou, garantindo que a Câmara vai estar de portas abertas sempre que for solicitada para apoiar iniciativas como a realização da audiência pública.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que é importante preservar a memória dos tropeiros. O parlamentar reconheceu a importância da categoria no processo de crescimento e desenvolvimento do município. Pithon sugeriu que o histórico Sobrado de Nestor seja doado pela Prefeitura para sediar a Catrop, com o objetivo de consolidar o movimento de preservação da memória do tropeirismo.

A presidente da ONG Carreiro de Tropa (Catrop), Maris Stella Novais, afirmou que o Dia Nacional do Tropeiro não poderia passar em branco. Novais agradeceu o apoio do vereador Arlindo Rebouças na realização da audiência, bem como o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. “Já existe uma sensibilização favorável para manutenção do tropeirismo como posterior patrimônio histórico e cultural de Vitória da Conquista. Esta tem sido nossa luta desde que a Catrop foi criada , disse, ressaltando que a ONG precisa de uma sede.

Maio 2024