Imagem Vereadores cobram políticas públicas que incentivem a permanência dos trabalhadores rurais no campo

07/10/2011 12:00:00

Na sessão especial que discutiu os avanços e desafios para a zona rural de Vitória da Conquista, o vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que sua luta na Câmara em favor da zona rural tem sido constante. Ressaltou que é preciso elaborar políticas públicas que permitam que o homem do campo permaneça na zona rural, trabalhando em condições dignas. “É fundamental a organização do trabalhador do campo e a acessibilidade de recursos tecnológicos para os pequenos agricultores. O desenvolvimento da agricultura familiar contribui para a estagnação da inflação, além de melhorar a vida de muitas pessoas”, declarou.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) lamentou a ausência de representantes do Banco do Nordeste na sessão, ressaltando que o pequeno produtor merece mais atenção do poder público. Pithon ressaltou, ainda, que as instituições devem trabalhar de forma integrada, com o objetivo de prestar assistência adequada aos agricultores familiares. A falta d'água potável nos distritos e povoados de Vitória da Conquista também foi destaque no discurso do parlamentar.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) afirmou que a falta de atenção e assistência que os pequenos agricultores sofreram ao longo do tempo foi um dos principais motivos que incentivaram o êxodo rural. O não acesso à cultura, educação e lazer, segundo Castro, também contribui para que o homem do campo abandone a agricultura familiar. “Temos que incentivar o retorno das pessoas de origem da zona rural, oferecendo para as mesmas assistência devida”, declarou. O vereador garantiu que vai destinar recursos do orçamento municipal para a construção da ponte na fazenda Santa Marta, solicitação feita por um pequeno produtor, na tribuna livre.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou a importância do trabalho dos pequenos agricultores que abastecem a cidade. A parlamentar parabenizou a Secretaria de Agricultura pela inauguração da fábrica de fécula de mandioca, que vai beneficiar dezenas de pequenos produtores. Rocha cobrou da Prefeitura o patrolamento das estradas de Inhobim, Bate Pé e José Gonçalves. “O homem do campo tem sofrido muito com a seca prolongada”, disse, cobrando mais agilidade do governo municipal para resolver o problema de abastecimento de água. “É preciso construir barragens de grande porte nos distritos”, sugeriu.

O vereador Joel Fernandes (PTN) ressaltou os avanços alcançados pela população rural, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e inauguração da fábrica de fécula de mandioca. Fernandes também ressaltou a necessidade da criação de estratégias de enfrentamento da seca.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), ressaltou que quem sustenta a zona rural é a renda proveniente das aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS. O parlamentar lamentou a ausência de assistência do poder público para o homem do campo. Falta de médicos nos postos de saúde, crescimento dos índices de violência e falta d'água foram os principais problemas apontados pelo vereador. Rebouças afirmou, ainda, que a fábrica de farinha no povoado de Boqueirão foi instalada no local errado, pois não existe demanda necessária na região.

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, comentou a seca na zona rural, destacando a ideia da construção de “barraginhas”, que, pelo baixo custo econômico, constitui-se como uma alternativa viável para enfrentamento da seca. “Já solicitei audiência na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com o objetivo de buscar recursos para perenizar os leitos dos rios. É preciso investir no associativismo para que as políticas na zona rural sejam efetivas”, disse, solicitando o apoio do Banco do Brasil para o financiamento das barraginhas e de barragens de grande porte.

O vereador Gilzete Moreira, líder da bancada de situação, destacou os investimentos do Governo Federal para fortalecimento dos pequenos produtores rurais. Moreira também lamentou a seca prolongada na zona rural. “Se não houver chuva, a situação fica difícil”, declarou. O parlamentar parabenizou o secretário de Agricultura, Odir Freire, pelo trabalho que o mesmo vem desenvolvendo em Vitória da Conquista.

O vereador Luciano Gomes, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, agradeceu a presença de representantes do Banco do Brasil, EBDA e Governo Municipal, porém lamentou a ausência de representantes do Banco do Nordeste. Também lamentou a desativação do areal do povoado do Choça, o que tem prejudicado muitas famílias que dependiam da atividade para sobreviver. Gomes apontou a elaboração de políticas pública que incentivem a permanência do homem do campo na zona rural e a mecanização agrícola como principais desafios da zona rural.