Imagem Vereadores querem  mais investimentos na cafeicultura da região

Vereadores querem mais investimentos na cafeicultura da região

05/10/2011 11:20:00

Na sessão especial que discutiu a revitalização do pólo cafeeiro em Vitória da Conquista, o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que a cultura do café é a que mais distribui renda, pois beneficia desde o produtor, até as pessoas que trabalham na área de comercialização do produto. O parlamentar afirmou que a construção do novo aeroporto vai contribuir para o crescimento da cafeicultura em Conquista.

Rebouças lamentou as péssimas condições das estradas que servem como escoamento da produção e a escassez da mão de obra. “Nem toda fazenda pode ser mecanizada. É preciso pensar em estratégias para contornar o problema da falta de mão de obra”, ressaltou, parabenizando o vereador Hermínio pela realização da sessão.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que a cafeicultura é um dos grandes produtos que contribuíram para o desenvolvimento da região. Segundo o parlamentar é preciso incentivar a criação de associações e cooperativas de pequenos produtores de café. Abreu ressaltou, ainda, a necessidade de investimentos em tecnologia agrícola, o que potencializa a produção de café da região.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) fez um resgate histórico da cultura do café em Vitória da Conquista, citando nomes como Lima e Ubirajara Fernandes que foram os principais fomentadores da cafeicultura da região. O parlamentar também parabenizou o presidente da COOPMAC, Claudionor Dutra, pelo trabalho realizado no incentivo à cultura do café. Pithon sugeriu que um documento, com a assinatura do todos os vereadores, seja encaminhado ao Ministério da Agricultura, solicitando mais recursos para investir em cafeicultura local.

O vereador Hudson de Castro (PCdoB) também afirmou que é preciso investir na cafeicultura. O parlamentar sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para solicitar apoio do Governo Municipal ao setor da cafeicultura. Castro destacou os problemas enfrentados pelos cafeicultores no que diz respeito à contratação de mão de obra. “O meu mandato está disponível para lutar junto com vocês pela revitalização da cultura do café”, disse.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que a crise do café fez com que Vitória da Conquista encontrasse no comércio, na construção civil e na educação vetores de crescimento. Rocha afirmou que é preciso revitalizar a cultura do café. “Continuo acreditando na revitalização do pólo cafeeiro, porém é preciso elaborar e implantar políticas públicas de incentivo ao café”, disse.

Já o vereador Vivi Mendes (PT) afirmou que o Governo Federal não apresenta interesse em incentivar a cafeicultura. O parlamentar também lamentou a falta de mão de obra para a colheita do café. “Alguma coisa de positivo tem que sair dessa sessão”, declarou, ressaltando a importância do suporte aos pequenos produtores.

O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), parabenizou os produtores de café que participaram da sessão e destacou a importância da sessão que discutiu a revitalização do pólo cafeeiro de Vitória da Conquista. “É importante promover momentos como estes para que se possa discutir assuntos como a revitalização do pólo cafeeiro”, disse.

O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que a cafeicultura em Vitória da Conquista não vai acabar, pois existem produtores que lutam pela sobrevivência da cultura. “A cafeicultura é a alavanca principal da economia da nossa cidade”, declarou, lamentando a redução das fazendas produtoras de café. Para o parlamentar, é preciso investir nos pequenos produtores para a manutenção da cafeicultura na região.

O vereador Luciano Gomes (PR), que é pequeno produtor de café, afirmou que a crise na cafeicultura em Conquista atingiu os pequenos produtores rurais. Para o parlamentar, é preciso valorizar as pequenas propriedades rurais, que geram renda na zona rural. “Precisamos chamar atenção dos nossos governantes para que os mesmos invistam mais em agricultura. É preciso assistência técnica e acompanhamento do produtor”, disse.

O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que Vitória da Conquista ficou conhecida como uma das principais produtoras de café da região, porém experimentou a crise no setor, o que reduziu o número de produtores que cultivam o café. O parlamentar cobrou mais investimentos do poder público na cafeicultura.

O deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB) afirmou que é preciso investir na cafeicultura como estratégia de desenvolvimento do município. Segundo Fabrício, a industrialização do Brasil foi financiada pela riqueza produzida pelo café. “Temos que valorizar esta importante cadeia produtiva para nossa economia”, ressaltou.

Maio 2024