Imagem Revitalização do pólo cafeeiro em Conquista e região é tema de sessão especial na Câmara

05/10/2011 11:00:00

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (5), sessão especial para discutir avanços e desafios do pólo cafeeiro em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT) e contou com o apoio dos demais parlamentares.

Vitória da Conquista tornou-se pólo cafeeiro a partir da década de 1970, quando o Governo Ernesto Geisel intensificou os programas de desenvolvimento de novos cafezais. O reduzido número de incidência de pragas, a qualidade do solo e a facilidade para colheita e secagem fizeram com que os produtores apostassem no cultivo do café. De lá para cá, o governo vem buscando impulsionar a cultura do café em Vitória da Conquista e região, apoiando a criação de associações e cooperativas.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que é preciso elaborar políticas públicas para fomentar a produção de café no município. O parlamentar ressaltou que o café é o carro chefe da economia da região, porém reduziu a produção ao longo dos últimos anos. “É preciso que o Governo discuta políticas públicas para o  fortalecimento do café em Conquista. Isto gera emprego e renda para a cidade”, declarou.

Oliveira afirmou, ainda, que a construção da barragem do rio Pardo vai contribuir na irrigação das plantações de café, além de servir para o consumo da população. “É muito importante a construção da barragem, pois a mesma vai beneficiar os produtores de café e os pequenos produtores rurais", disse. Ainda em seu discurso, o parlamentar destacou a presença da artista plástica Valéria Vidigal, que participou da sessão, expondo quadros que têm o café como tema central.

Carlos Novais, diretor de qualidade da ASSOCAFE, destacou que Vitória da Conquista é reconhecida como uma das grandes produtoras de café com alto padrão de qualidade. “Fico feliz ao perceber que está iniciando um movimento para que haja revitalização da cafeicultura da região. Conquista hoje é uma cidade desenvolvida graças ao cultivo do café, que foi o carro chefe da economia local”, declarou.

Para o engenheiro agrônomo Gianno Brito, é preciso investir em tecnologia para que o pólo cafeeiro de Vitória da Conquista volte a ser destaque na economia local. “Precisamos juntar forças e contar com o apoio do poder público”, disse, também sugerindo a união das instituições e associações de produtores de café.

Paulo César Oliveira, representante do Ministério da Agricultura, afirmou que a implantação do pólo cafeeiro em Conquista foi fator fundamental para que a cidade se firmasse como a capital do Sudoeste da Bahia, experimentando uma fase próspera de desenvolvimento. Oliveira destacou a importância da construção de um porto seco, para facilitar o escoamento da produção.

Sálvio Gusmão, que representou a Secretaria Municipal da Agricultura, salientou a importância da liberação e do bom uso do crédito rural, destinado a produtores de café. Gusmão afirmou que é preciso preparar o cafeicultor para que o mesmo tenha conhecimento técnico para aplicação dos recursos. “Ainda falta organização para os pequenos produtores”, disse.

Célio José Vieira, superintendente regional do Banco do Brasil, destacou a importância da qualidade, profissionalização e capacitação técnica na cultura do café.  “O Banco do Brasil está de portas abertas para discutir este e outros assuntos de interesse dos cafeicultores”, disse, ressaltando a importância do crédito rural.

Alberto Vieira de Novais, gerente do café Maratá, ressaltou a necessidade da construção de um terminal alfandegário e implantação de uma unidade fabril, o que vai gerar emprego e renda para a população conquistense. “Acreditamos na cafeicultura baiana”, declarou.

A artista plástica Valéria Vidigal afirmou que a Bahia ainda é desconhecida nacionalmente como produtora de café, por falta de incentivos e união entre os cafeicultores. “Essa sessão me deixou muito feliz, pois mostrou que é possível discutir com o poder público melhorias para o cultivo do café, inserindo a região no cenário nacional”, disse, lamentando a pouca participação dos cafeicultores baianos nos eventos nacionais sobre café.

Claudionor Dutra, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC), também destacou a importância da cafeicultura para a economia regional. Dutra ressaltou que a sessão foi um marco no início de uma discussão sobre a cafeicultura, o que levará à elaboração de políticas públicas que revitalizem a cafeicultura na região.

Dutra também lamentou as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores, que representam 70% dos produtores de café. “Precisamos discutir o assunto e cobrar da Prefeitura seriedade e compromisso com assistência dos pequenos agricultores. Que possamos olhar de forma diferenciada para a cafeicultura”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que o objetivo da sessão foi alcançado, pois mobilizou os produtores de café de Conquista e região. “Este é o papel do Legislativo: promover o debate dos temas relevantes para nosso município. A Câmara tem pautado temas importantes para a cidade, contribuindo assim para seu desenvolvimento.  Segundo Vasconcelos, a Câmara vai encaminhar relatório da sessão às instituições competentes, contribuindo assim para o fomento da cafeicultura em Vitória da Conquista.

Valéria Vidigal recebe homenagem da Câmara

Claudionor Dutra recebe Moção de Aplauso