02/09/2011 11:45:00
Na sessão que celebrou os 40 anos da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, destacou os avanços da referida empresa em governos anteriores. O parlamentar lamentou a ausência de projetos de preservação dos mananciais de água que abastecem Vitória da Conquista. “Até hoje não vi nenhum projeto de preservação e recuperação das matas ciliares”, disse, cobrando o projeto dos representantes da empresa.
Rebouças sugeriu a redução do valor da taxa de esgotamento sanitário para as famílias carentes. “É preciso criar a tabela popular da taxa de esgotamento sanitário”, disse. Ainda em seu discurso, o parlamentar afirmou que o povoado de José Gonçalves sofre com precário serviço de saneamento. “Está na hora da Embasa assumir o serviço de esgotamento daquele distrito”, afirmou. O vereador solicitou da presidência da Embasa relatório da movimentação financeira da empresa, já que a mesma é pública e deve satisfações ao poder público.
O vereador Alexandre Pereira (PT) ressaltou a alegria da Câmara em celebrar os 40 anos da Embasa. O parlamentar destacou os desafios da empresa e ressaltou a postura comprometida da Câmara na época em que houve o movimento no sentido de privatizar a empresa. “Evidente que temos reivindicações que precisam ser atendidas, mas não temos dúvida que iremos avançar cada vez mais, tendo uma cidade preparada para oferecer abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos os conquistenses. Estaremos juntos nesta luta por um serviço cada vez melhor para a população”, disse.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) criticou a cobrança da taxa de esgotamento sanitário e solicitou a redução do valor cobrado nas faturas mensais. Para o vereador, a taxa de 80% a mais na conta por causa do sistema de esgotamento sanitário é muito alta. Pithon solicitou a instalação de válvulas nos hidrômetros, pois, segundo o parlamentar, quando o sistema de abastecimento é interrompido, o ar que fica retido nos canos faz com que o hidrômetro continue funcionando, registrando na conta a cobrança pelo abastecimento que não é feito.
Para o líder do Governo na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), a Embasa vem desenvolvendo um trabalho de excelência em Conquista. O parlamentar parabenizou a equipe de trabalho da referida empresa, que vem trabalhando para o abastecimento de água na zona rural. Citou como exemplo o abastecimento de água no povoado de Laranjjeiras, que foi viabilizado pela emenda parlamentar do então deputado Guilherme Menezes. O parlamentar cobrou o abastecimento de água tratada para o povoado de Pedra Branca e Itaipu, bem como a implantação do esgotamento sanitário para as comunidades de Campinhos e Simão. “Sei que a política de água na Bahia era para humilhar as pessoas. Hoje temos uma política de Água para Todos, assegurando a todos os seus direitos”, disse.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) cobrou água tratada para os povoados de Cachoeira das Araras, Veredinha, Lagoa de José Luiz, São João da Vitória, Dantilândia, Inhobim - povoados que estão sofrendo por causa da falta d'água. A parlamentar também condenou a cobrança abusiva das taxas de esgotamento sanitário e religação do abastecimento de água. A parlamentar apontou falhas da Embasa no que diz respeito à negociação de contas de água que estão em débito. Citou um caso de um usuário que foi obrigado a pagar um valor exorbitante.
O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a Embasa pelos serviços prestados para a cidade. Ressaltou que há um avanço nos serviços prestados pela empresa. O parlamentar salientou o tratamento cordial que é dispensado à população que procura o serviço. Abreu solicitou a implantação do abastecimento de água no distrito de Veredinha, bem como em outras localidades da zona rural.
O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), agradeceu a presença dos representantes da Embasa e cobrou a implantação do sistema de água tratada para o povoado de Barrocas, e a isenção da taxa cobrada para locais em que funcionam entidades filantrópicas. O parlamentar afirmou que, mesmo diante do trabalho desenvolvido pela empresa, ainda vai haver demanda por meio da população. “Quero parabenizar o gerente regional da Embasa, Olímpio, pelo trabalho realizado na cidade”, declarou.
Para Luciano Gomes (PR), apesar do bom trabalho desenvolvido pela Embasa, ainda há muitos desafios a serem alcançados, como a implantação do serviço de água tratada para os povoados de Quatis do Fumaça, Cachoeira das Araras e Fazenda Santa Marta. Também cobrou da Embasa um estudo técnico sobre a possibilidade da implantação do sistema de abastecimento na região da Limeira. “Temos certeza que o Governo do Estado vai se empenhar para viabilizar água para aquele povoado”, declarou.
O vereador Joel Fernandes (PTN) também cobrou a anistia da conta de água da Casa do Câncer. O parlamentar reivindicou água tratada para o povoado de Itaipu. Segundo o vereador, faltam apenas 150 metros para que a rede de abastecimento de água seja concluída. Fernandes solicitou do presidente da Embasa sensibilidade para resolver o problema. “Eu quero parabenizar José Olimpio pelo trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista e região”, disse, também cobrando o abastecimento de água para o povoado de São Sebastião.
O vereador Néu do Gás (PSB) parabenizou o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em realizar a sessão que celebrou os 40 anos da Embasa. “Sabemos da importância da Embasa não apenas em Conquista, mas em toda a Bahia. O parlamentar também condenou a cobrança de 80% a mais nas contas mensais", como taxa de esgotamento sanitário. Néu do Gás cobrou a implantação do esgotamento sanitário na parte alta do bairro Nossa Senhora Aparecida.
O vereador Hermínio Oliveira (PSB) fez um resgate histórico do trabalho da Embasa ao longo dos últimos 40 anos. O parlamentar cobrou a construção da barragem do rio Pardo, o que vai dar segurança no abastecimento de água para Conquista e região. “Muitas indústrias deixam de vir para Conquista pelo problema da falta d'água”, disse. Oliveira destacou que os avanços da Embasa também é fruto do trabalho de gestões anteriores.
O vereador Beto Gonçalves (PV) agradeceu a presença dos representantes da Embasa na sessão. O parlamentar afirmou que o objetivo da sessão foi celebrar os 40 anos da empresa, além de ser uma oportunidade de os parlamentares reivindicarem obras e serviços para a população. “O que tivemos foi uma celebração. O presidente da Embasa está levando nossas reivindicações”, disse, citando as comunidades de Pedra Branca e Choça, que foram contempladas.
Gonçalves destacou o compromisso e boa vontade don governador Jaques Wagner e da presidência da Embasa em atender as demandas da comunidade. “Nosso objetivo com a sessão foi alcançado: comemorar, celebrar e reivindicar. Fiquei muito feliz com o resultado da sessão”, concluiu.