Imagem Câmara debate políticas públicas para o esporte conquistense

Câmara debate políticas públicas para o esporte conquistense

Arquivo

17/08/2011 11:00:00


A Câmara Municipal realizou, na manhã desta quarta-feira (17), sessão especial para discutir políticas públicas para o esporte amador e profissional em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa dos vereadores Hermínio Oliveira (PDT) e Arlindo Rebouças (PMN), segundo quem os estádios de futebol da cidade estão abandonados pelo Governo Municipal. Rebouças apresentou diversas fotografias que atestam a falta de manutenção de estádios Edivaldo Flores e Murilão.

Quadras abandonadas - O parlamentar também apresentou fotografias de quadras esportivas construídas em bairros da cidade que, segundo o mesmo, também estão abandonadas. “Não falta dinheiro, falta vergonha e competência”, declarou o vereador, lamentando o fim de campos de futebol em bairros como Brasil e Jurema. “Eu, se fosse o prefeito, não teria nem Secretaria de Esportes, pois a situação dos estádios é uma vergonha”, declarou, citando valores de recursos que a Prefeitura teria recebido para construir e reformar quadras, obras que ainda não foram realizadas.

Para o vereador, a falta de investimentos em esporte contribui para o aumento do consumo de drogas entre adolescentes e jovens, tanto da cidade quanto da zona rural. “A Secretaria de Esporte tem gente competente, mas está na hora da Prefeitura fazer uma mudança. Se o secretário é incompetente, tem que ser substituido”, declarou.

Roberto Santos Fereira, promotor de eventos envolvendo o esporte em Conquista e região, afirmou que, em cidades circunvizinhas como Mortugaba, o esporte é valorizado pelo poder público e pela comunidade esportiva. “Levamos pessoas de Vitória da Conquista para desenvolver um trabalho em Mortugaba. Graças a Deus conseguimos tirar crianças das ruas da cidade e envolvê-las no esporte”, disse, ressaltando a necessidade de mais investimentos da Prefeitura de Conquista na área de esporte. Ferreira defendeu a criação da Secretaria de Esporte, desmembrada das demais (Cultura e Lazer).

Para Eduardo Moraes, que representou o Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, o debate realizado pela Câmara foi importante, porém lamentou a inoperância da comissão eleita na última sessão sobre o tema, que ficou na responsabilidade de cobrar a criação do Conselho Municipal de Esporte. Moraes afirmou que é preciso construir complexos esportivos na cidade, além de oferecer manutenção adequada dos estádios e quadras já existentes. “É importante o apoio do poder público”, disse.

Pedro Emílio da Silva, presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), cobrou a reforma urgente dos estádios e quadras em Vitória da Conquista. Silva também cobrou a criação do Conselho Municipal de Esporte, assim como investimentos da Prefeitura no esporte amador. “O esporte de Conquista é forte”, declarou, lamentando a falta de atenção do poder público em relação ao futebol amador no município. Silva agradeceu o apoio que recebe dos vereadores que apoiam o esporte em Conquista.

Secretário rebate críticas - Segundo Gildelson Felício, secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, é importante colocar na pauta de discussão do Legislativo a elaboração de políticas públicas para o esporte. Felício afirmou que, ao longo do tempo, o esporte em Conquista vem sendo valorizado. “Só há avanço em uma política esportiva e cultural se conseguirmos trabalhar em parceria com a educação”, declarou.

O secretário rebateu as críticas contra a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, afirmando que, em relação à não construção de quadras que já tiveram recursos liberados, é preciso ouvir as Secretarias de Transparência, e  Finanças e Orçamento. “O vereador Arlindo Rebouças não trouxe a verdade completa. Só factóides e fotos isoladas. Não me considero um secretário incompetente”, disse, rebatendo as críticas recebidas.

Ainda em seu discurso, Felício afirmou que nenhum governo anterior fez tanto pelo esporte em Conquista quanto os Governos José Raimundo Fontes e Guilherme Menezes. “A discussão técnica sobre construção e reforma de quadras deve ser feita com outros técnicos do Governo”, disse, ressaltando que o incentivo ao esporte não pode ser utilizado de forma eleitoreira.

Tribuna livre: população participa do debate – Na tribuna livre, o professor Arnaldo também cobrou a criação do Conselho Municipal de Esporte. Destacou, ainda, a necessidade da contratação de profissionais do esporte para atuar nas escolas da cidade.

Já Jorge Bezerra, líder comunitário, afirmou que os estádios e quadras da cidade estão abandonados, “numa prova da incompetência do Governo Municipal”.  Bezerra cobrou dos vereadores uma postura na defesa do esporte amador na cidade.

O professor de educação física, Juarez Júnior, afimou que existem grandes problemas envolvendo o esporte em Conquista. “Acusar e defender é fácil. Mas contribuir construtivamente é difícil”, disse o professor, ressaltando que o futebol não deve monopolizar os investimentos do poder público na área do esporte.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30