Imagem Vereadores querem soluções definitivas para os problemas do anel rodoviário

Vereadores querem soluções definitivas para os problemas do anel rodoviário

18/05/2011 11:20:00

Na sessão desta quarta-feira (18), o vereador Beto Gonçalves (PV) parabenizou os vereadores Fernando Vasconcelos (PT) e Hermínio Oliveira (PDT) pela iniciativa em realizar a sessão. O parlamentar afirmou que o anel rodoviário transformou-se em um problema para a comunidade conquistense. “Diversos acidentes acontecem no anel rodoviário, o que preocupa a população”, disse, apontando a construção de viadutos e passarelas no local como solução para os problemas. “A Câmara tem que se posicionar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados ao anel rodoviário”, disse.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que não é contra a cobrança das taxas para trafegar pelas rodovias, porém exigiu a correta aplicação dos recursos arrecadados. Pithon apontou falhas estruturais no anel rodoviário, ressaltando que em alguns pontos a situação é caótica. “Centenas de pessoas já morreram no cruzamento que liga a cidade à Lagoa das Flores. Várias denúncias já foram feitas, mas até hoje nada foi feito”, disse.

Segundo o vereador Ademir Abreu (PT), a sessão foi importante para provocar o debate na cidade. O parlamentar afirmou que os problemas de falta de sinalização adequada contribui para a ocorrência de acidentes, principalmente no anel rodoviário. “Em alguns trechos o trânsito fica muito perigoso”, declarou.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) disse que os custos decorrentes de acidentes de trânsito são altos, o que sobrecarrega a saúde pública em Conquista. Rocha ressaltou que as condições precárias das rodovias, aliadas à imprudência de motoristas são fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes. “É preciso que o governo se mobilize no sentido de encontrar soluções definitivas para o problema, pois muitas pessoas estão morrendo”, disse.

O vereador Gildásio Silveira (PT), líder do Governo na Câmara, afirmou, que desde 2009, a Câmara vem discutindo o assunto com a população e com representantes da Via Bahia. O parlamentar lamentou a ausência de representantes de outros órgãos responsáveis pelo assunto. “Até hoje não tivemos nenhum retorno da Via Bahia em relação aos acidentes no anel rodoviário”, afirmou, ressaltando que a população não precisa presenciar mais mortes “para que só então alguma providência seja tomada”.

Já o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que o anel rodoviário foi construído com o objetivo de desafogar o trânsito na zona urbana da cidade. O parlamentar se posicionou contrário à implantação de redutores de velocidade no anel rodoviário, pois tal medida não vai resolver o problema. “Temos que cobrar dos governos estadual e federal a construção de viadutos”, disse Rebouças, ressaltando que o contrato assinado com a Via Bahia não responsabiliza a empresa pela construção de viadutos.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) afirmou que os problemas enfrentados no anel rodoviário também são vivenciados na cidade de Feira de Santana. Ressaltou que Vitória da Conquista está em franco crescimento e deve se planejar para que os problemas envolvendo o tráfego de veículos na cidade. Castro afirmou que a cidade deve pensar no futuro, especialmente no que diz respeito ao crescimento urbano. “É necessário que os principais responsáveis estejam presentes na sessão para que o debate seja seja enriquecido”, afirmou.

O vereador Luciano Gomes (PR) disse que os vereadores e a comunidade conquistense estão mobilizados para que os problemas do anel rodoviário sejam solucionados, porém o governo não atende as reivindicações. Gomes afirmou que está empenhado para assegurar iluminação pública no anel rodoviário. “Devemos continuar cobrando a implantação de viadutos, visando a redução dos acidentes”, declarou.

Para o vereador Joel Fernandes (PTN), o anel rodoviário precisa de atenção especial do poder público. O parlamentar também cobrou a construção de viadutos e passarelas para que os índices de acidentes fatais sejam, de fato, reduzidos. “Não precisamos de grandes obras, mas de pequenas intervenções que vão gerar um resultado positivo”, disse Fernandes, ressaltando que é responsabilidade de todos trabalhar para que as melhorias sejam implantadas no anel rodoviário, especialmente no que diz respeito à iluminação pública.

O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), sugeriu a realização de uma audiência pública para ampliar a discussão do assunto, com a presença dos órgãos responsáveis diretos  para com o problema. “A audiência pública deve reunir os responsáveis sobre esse grande problema que temos em Vitória da Conquista”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT), ressaltou a importância do debate, agradecendo aos que participaram das discussões. Vasconcelos afirmou que a Câmara não vai ficar apenas na realização da sessão especial. “Com a informação que temos, precisamos dar alguns encaminhamentos, como a realização de uma reunião com a Via Bahia para que a mesma tome conhecimento sobre as demandas levantadas na sessão”, declarou.

Vasconcelos afirmou que é preciso tomar medidas emergenciais até que os viadutos sejam construídos. “A lombada eletrônica pode contribuir para que os motoristas reduzam a velocidade e, consequentemente, os acidentes”, disse.

Segundo o parlamentar, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai solicitar a concessionaria Via Bahia que faça um estudo técnico para construção de viadutos nas interseções do anel rodoviário, propostas pelos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo Fontes. De acordo com Vasconcelos, a ANTT vai adotar medidas emergenciais para minimizar os riscos na rodovia.

Maio 2024