01/04/2011 12:15:00
Na sessão que discutiu as dificuldades enfrentadas no atendimento do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que deu entrada no Ministério Público denunciando um caso de “funcionário fantasma” no Hospital de Base, porém até o momento não recebeu resultado. “Se o Hospital de Base não fosse importante para Conquista, eu não estaria aqui brigando por melhorias no atendimento”, declarou.
O parlamentar fez duras críticas ao atendimento do HGVC, destacando as falhas no atendimento e infraestrutura. “Deixar pacientes nos corredores, sem nenhuma privacidade, é um atendimento desumano”, disse. Rebouças afirmou, ainda, que o HGVC tem a obrigação de prestar um bom atendimento, pois recebe recursos públicos para tal.
Já o vereador Ademir Abreu (PT), destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimentos de média e alta complexidade para a população. Ressaltou que o HGVC é referência no atendimento em toda a região, o que justifica o aumento da demanda. “Precisamos de financiamento público. O Governo Federal precisa ter uma fonte específica de saúde”, declarou.
Abreu reconheceu a precarização do trabalho no HGVC, no que diz respeito aos funcionários contratados por REDA. O parlamentar defendeu a realização de concurso público para provimento dos cargos no hospital. Enfatizou a implantação de procedimentos de alta complexidade, o que deu mais alternativas de atendimentos para usuários do SUS. “As necessidades são grandes e precisamos lutar por recursos para fortalecer o Hospital de Base”, disse.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que a saúde pública no Brasil é inadequada diante da demanda da população. A parlamentar ressaltou o estado caótico da saúde, especialmente no Hospital de Base, “que é o retrato falado da falta de dignidade humana”. Rocha salientou as denúncias feitas pela imprensa e afirmou que a Comissão de Saúde da Câmara tem conhecimento do descaso do Governo do Estado para com o HGVC.
Para o vereador Hudson Castro (PCdoB), é preciso conscientizar gestores de municípios vizinhos a investirem em saúde, o que, consequentemente, vai reduzir a demanda do HGVC. Castro afirmou que é preciso acionar o Governo do Estado para que mais recursos sejam destinados para o hospital. “É obrigação nossa lutar pelos interesses da população”, declarou.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que foi impedido de entrar no HGVC na manhã desta sexta-feira (1º). Segundo o parlamentar, o mesmo só conseguiu entrar no hospital após identificar-se como vereador. Ressaltou que a visita teria o objetivo de observar o funcionamento do hospital. Pithon afirmou que o vereador Gildásio Silveira (PT) tem um discurso baseado em fatos passados e não presentes. Ressaltou que o HGVC foi construído em governos passados, bem como a maioria dos serviços oferecidos pela instituição.
O vereador Beto Gonçalves (PV) ressaltou que o atendimento no Hospital de Base é tema recorrente na Câmara Municipal. Destacou a visita que a comissão de vereadores fez à Salvador, para reivindicar mais recursos para o HGVC. Salientou que a luta pela melhoria do referido hospital é suprapartidária, pois diz respeito aos anseios da população em geral. “A sessão de hoje terá resultados positivos. Cremos que as soluções virão”, disse, solicitando a construção de um novo hospital em Vitória da Conquista.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) destacou a importância de Jorge Solla para a saúde tanto em Conquista quanto na Bahia. Oliveira lamentou o descaso de Solla para com Vitória da Conquista e fez críticas quanto ao atendimento do HGVC. Apontou diversas falhas na infraestrutura e lamentou a permanência, de pacientes nos corredores do hospital. “É preciso ampliar o HGVC. Uma sugestão seria transformá-lo em hospital escola, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)”, declarou, salientando a importância de se acabar com a corrupção na saúde pública.
O vereador Vivi Mendes (PT) cobrou do Governo do Estado uma solução definitiva para os problemas do HGVC e sugeriu aos demais vereadores que uma comissão seja formada para ir à Salvador conversar diretamente com o governador Jaques Wagner. “Precisamos falar olho no olho com o governador”, declarou, ressaltando a urgente necessidade de mais investimentos na saúde pública.
O vereador Luciano Gomes (PR) disse que conhece de perto as dificuldades do HGVC e tem constatado as condições desumanas no atendimento no pronto socorro. Ressaltou que a Comissão de Saúde da Câmara está mobilizada na discussão dos problemas apresentados. “Esta é uma luta de todos nós. Vamos continuar buscando melhorias para o Hospital de Base, para que possa atender de maneira digna nossa população”, afirmou.
De acordo com o vereador Joel Fernandes (PTN), os funcionários do HGVC têm desenvolvido um trabalho excelente, mesmo diante do número reduzido no quadro de pessoal. Fernandes destacou os atendimentos de sucesso relatados por pacientes que já foram procuraram o Hospital de Base. “Vidas são salvas no HGVC”, declarou.
O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), ressaltou que as críticas feitas ao atendimento no HGVC devem ser acompanhadas de soluções para os problemas. Moreira reconheceu as deficiências na saúde pública, especialmente no que diz respeito ao atendimento do HGVC, porém enfatizou os avanços e benefícios no atendimento do referido hospital. Parabenizou a direção do HGVC, destacando o trabalho de cada servidor, que se empenha para que os pacientes tenham um atendimento adequado.
O vereador Alexandre Pereira (PT) salientou que as questões relativas à saúde não podem ser politizadas, pois são fundamentais para a população. “Devemos reconhecer os avanços do HGVC, como a implantação de procedimentos. Mas é preciso refletir sobre as dificuldades enfrentadas no pronto socorro”, disse. O parlamentar afirmou que esteve com o secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, que se comprometeu em minimizar os problemas enfrentados pelo HGVC. A convocação de concursados para provimento dos cargos no hospital também mereceu destaque no discurso de Pereira.
O vereador Gildásio Silveira (PT), que solicitou a realização da sessão, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo HGVC, porém destacou os avanços alcançados na instituição. Ressaltou a importância dos representantes de Vitória da Conquista na esfera estadual, que devem mediar o diálogo com o governador. Silveira rebateu as críticas quanto aos seus discursos, ressaltando que a população conquistense se lembra como a saúde pública era tratada e como as coisas mudaram na gestão do atual projeto político.