01/04/2011 11:20:00
A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (1º), sessão mista para discutir os avanços e dificuldades do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gildásio Silveira (PT), que ressaltou as manifestações da população conquistense quanto ao atendimento no referido hospital
O parlamentar ressaltou o empenho dos funcionários do HGVC, que desenvolvem um trabalho de dedicação, mesmo diante das limitações. Silveira destacou os investimentos na área de saúde em Vitória da Conquista, fazendo um resgate histórico dos avanços na saúde pública no município. “Não podemos perder de vista o quanto já construímos ao longo desses anos”, declarou.
Silveira apontou a insuficiência de recursos na gestão do HGVC e solicitou do Governo Federal a liberação de mais verbas para o hospital. “O HGVC é a única alternativas para determinados procedimentos. Reconhecemos as necessidades do hospital, mas também destacamos o empenho do diretor Gerardo Azevedo Junior”, declarou, ressaltando a necessidade dos gestores de cidades vizinhas investirem em saúde, para que Conquista não tenha sobrecarga de pacientes.
César Nolasco, delegado sindical do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde (SINDSAÚDE), afirmou que o Hospital de Base regrediu em alguns aspectos, principalmente na emergência, setor que mais recebe denúncias da população em geral. Falta de funcionários, precarização das condições de trabalho e superlotação do pronto socorro foram pontos comentados pelo sindicalista. “O Hospital de Base carece de atenção do poder público e das autoridades políticas de nossa cidade”, disse.
Segundo André Moraes, que representou a Secretaria Municipal de Saúde, o HGVC é o maior da região Sudoeste, o que explica a superlotação. Moraes afirmou que as dificuldades enfrentadas pelo hospital são comuns à rede de saúde pública do país. “É uma situação que exige cuidados. A Secretaria de Saúde tem se empenhado para contribuir na melhora do atendimento na instituição”, afirmou, também criticando municípios que enviam pacientes para Conquista ao invés de investir na saúde local.
O diretor geral do Hospital de Base, Gerardo Azevedo Junior, falou sobre o funcionamento do HGVC, ressaltando o atendimento de pacientes oriundos de municípios não pactuados com o município. Destacou a grande demanda do hospital, que vem implantando serviços pioneiros em Conquista, como a UTI pediátrica e o serviço de endoscopia. “Buscamos fazer um atendimento humanizado, apesar da superlotação do hospital. O HGVC está funcionando além de sua capacidade”, ressaltou.
Suzana Ribeiro, que representou a Secretaria Estadual de Saúde, destacou a importância do trabalho dos servidores do HGVC, diante da grande demanda recebida pela instituição. Sobre a superlotação do pronto socorro, Ribeiro afirmou que é política do Hospital de Base não deixar de atender nenhum paciente que o procura. Afirmou, ainda, que o Governo do Estado tem investindo na ampliação dos serviços oferecidos pelo HGVC. “Quando se aumenta a demanda é preciso pensar em ampliar a infraestrutura”, disse. Ribeiro anunciou a contratação de novos servidores para o HGVC nos próximos meses.
Karine Brito, Sub-secretária Municipal de Saúde, que também representou a Secretaria Municipal de Saúde, afirmou ser importante tal momento de participação popular. “O SUS é nosso e devemos valorizá-lo e lutar por melhorias no atendimento”, disse. Karine afirmou que é preciso aumentar o financiamento e ampliar a discussão sobre financiamento dos pronto atendimentos da saúde pública. “É preciso lutar por uma saúde melhor”, declarou.