Imagem Vereadores discutem preservação do meio ambiente

Vereadores discutem preservação do meio ambiente

16/03/2011 11:00:00

Na sessão especial desta quarta-feira (16), que discutiu a Campanha da Fraternidade 2011, o vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou a Igreja Católica pelo tema proposto: Fraternidade e a vida no Planeta. Pithon lamentou a tragédia no Japão e solicitou que os presentes orassem o Pai Nosso em homenagem às vítimas do terremoto.

Para o vereador Beto Gonçalves (PV), a Campanha da Fraternidade sempre traz temas importantes para reflexão da sociedade brasileira. O parlamentar destacou campanhas anteriores, que tiveram seu foco nas questões sociais e ambientais, visando sempre a preservação da vida e do meio ambiente. “A CNBB sempre teve preocupação com o meio ambiente”, disse.

Gonçalves afirmou que o período da quaresma é propício para a reflexão de temas como preservação do planeta. “É necessário começar cuidar do meio ambiente dentro da nossa própria casa”, declarou o parlamentar, condenando o consumismo exagerado, que leva à degradação ambiental. O parlamentar destacou a necessidade da preservação e revitalização do rio Verruga.

O veredor Hermínio Oliveira (PDT) parabenizou a CNBB, bem como a comunidade católica conquistense, por discutir o tema da Campanha da Fraternidade. “Precisamos despertar para as questões ecológicas e ambientais”, disse. O parlamentar comentou sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas advindas da degradação ambiental.

Oliveira afirmou, ainda, que as consequências do uso dos recursos naturais sem responsabilidade poderá trazer sérios transtornos para a sociedade. Destacou a iniciativa da Câmara em firmar parceria com o projeto Recicla Conquista, a fim de reciclar o lixo produzido nos gabinetes e demais setores da Casa.

Já o vereador Hudson Castro (PCdoB), afirmou que as questões envolvendo a fraternidade devem estar presentes no dia a dia das pessoas. O parlamentar ressaltou que, por meio da dor, o ser humano evolui e busca dias melhores. “Cada vez mais o homem se distancia de Deus e do amor”, disse, parabenizando a Igreja Católica e todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), comentou as catástrofes naturais que aconteceram no Japão, causando mortes e destruição. O vereador criticou a Prefeitura por permitir a destruição da Serra do Periperi e partes do Poço Escuro. “Zelar da natureza passa, necessariamente pela educação que vem de berço”, declarou o parlamentar.

Rebouças condenou todo e qualquer tipo de violência e apontou a educação como alternativa para a mudança de postura da própria sociedade para a preservação ambiental. “Será que teremos tempo de reconstruir a natureza?”, questionou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que a Campanha da CNBB é um chamado à resposnabilidade de todos para a preservação do planeta. Ressaltou a importância do debate sobre o tema, quebrando preconceitos e paradigmas que impedem a elaboração de políticas públicas que realmente preservem o planeta.

Silveira destacou a lei, de sua autoria, que criou o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, que incentiva empresas a tornarem-se sustentáveis, utilizando os recursos naturais com responsabilidade. Rebateu as críticas contra a Prefeitura, afirmando que a Serra do Periperi e o Poço Escuro, desde 1997, vem sendo alvo de ações de preservação.

O vereador Luciano Gomes (PR) também destacou a importância do tema da Campanha da Fraternidade. O parlamentar ressaltou que é preciso discutir o tema com responsabilidade, diante da urgente necessidade de mudanças no comportamento das pessoas. “A degradação da natureza por causa da ação humana vai refletir nas futuras gerações. A Igreja católica está de parabéns pela brilhante iniciativa”, disse.

O líder da bancada de situação, Gilzete Moreira (PSB), destacou a necessidade de colocar em prática ações que efetivamente preservem o meio ambiente. O parlamentar solidarizou-se com os japoneses, que sofrem com as consequências de desastres naturais. “O comportamento dos japoneses é exemplar, pois, mesmo diante da trajédia, continuam mantendo o equilíbrio e valorizando a família”.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vasconcelos (PT) destacou o projeto Adote uma Praça, aprovado pelos vereadores em 2010. Para o parlamentar, é importante colocar o projeto em prática, como estratégia de preservção do meio ambiente.

Maio 2024