Imagem Secretário de Educação apresenta o Pacto pela Educação aos municípios

Secretário de Educação apresenta o Pacto pela Educação aos municípios

16/03/2011 17:00:00

As propostas do Pacto pela Educação, programa que visa união de esforços para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na Bahia, foram apresentadas e discutidas por municípios da região Sudoeste, nessa quarta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal.

O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentou indicadores, metas e proposições de compromissos do governo, além do material didático que será cedido aos municípios que aderirem ao programa. Ao todo seis Diretorias Regionais de Educação/ Direc (Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga, Brumado, Caitité e Guananbi) participaram da reunião, num total de 66 municípios presentes.

O secretário enfatizou que não existe a intenção do governo em interferir na autonomia dos municípios sobre a educação fundamental. “O que nos move é um sentimento de colaboração, com bases na implantação do Sistema Nacional Articulado de Educação. Sem cooperação não teremos uma educação de qualidade”, disse o secretário. Para Barreto, a cooperação deve acelerar a elevação dos indicadores educacionais, “que cresceram de forma muito tímida e que podem, claramente, alcançar níveis melhores”.

O gerente regional da Direc-20, professor Ricardo Costa, fez uma avaliação positiva da participação dos municípios. Para Costa, é preciso unir esforços do público para erradicar o analfabetismo na Bahia. Também esteve presente na reunião o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Fernando Vasconcelos (PT).

Pacto pela Educação – Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Este é o principal foco do Pacto pela Educação. Para isso, governo e municípios deverão cumprir as responsabilidades propostas no pacto. O Estado irá articular apoio do Governo Federal, fomentar a formação de professores, produzir e adquirir materiais de apoio pedagógico para serem usados nas salas de aula, além de monitorar o andamento do pacto nos municípios.

Maio 2024