Imagem Vereadores querem qualidade no transporte coletivo

Vereadores querem qualidade no transporte coletivo

Arquivo

02/03/2011 12:00:00


Em seu discurso (leia na íntegra) na sessão desta quarta-feira (2), o líder do prefeito na Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou os avanços no transporte coletivo desde 1997, na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes. O parlamentar afirmou que, na época,  “o combinado era que outra empresa não poderia entrar na cidade”, sendo comum encontrar ônibus que transportavam eleitores e dias de eleição. “Foi a Câmara que, por duas vezes, impediu a Prefeitura de abrir os envelopes da licitação para o transporte coletivo”, declarou.
O parlamentar, que defendeu a criação de uma ouvidoria para o transporte coletivo, afirmou que o prefeito está comprometido em oferecer um serviço de qualidade. “Nosso compromisso é oferecer um transporte cada vez melhor. Vitória da Conquista está de parabéns pela escolha democrática deste projeto político que vem contribuindo para o desenvolvimento da cidade”, disse.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que é preciso questionar a eficiência do sistema de transporte coletivo em Vitória da Conquista. A parlamentar cobrou a implantação de um sistema moderno, com um transporte integrado, em que os usuários paguem taxa única para deslocarem de um extremo a outro da cidade.
Rocha destacou que é preciso ampliar o terminal e oferecer conforto nos pontos de ônibus. “Temos um terminal com superlotação em determinadas linhas, o que gera transtornos para os passageiros”, disse, ressaltando que é preciso contratar a terceira empresa para atuar em Conquista, tanto na cidade quanto na zona rural.

O vereador Joel Fernandes (PTN), que representa a Câmara no Conselho Municipal de Transporte, afirmou que o assunto deve ser discutido com responsabilidade. “A população precisa de um serviço de excelência”, disse, enfatizando a importância da fiscalização por parte da Câmara e do Conselho na qualidade do serviço prestado pelas empresas de ônibus. “Não é o número de empresas que vai garantir a qualidade do transporte coletivo”, declarou.

Segundo o vereador Hermínio Oliveira (PDT), no início da atual legislatura,  uma reunião foi realizada com o prefeito, que se comprometeu em preparar a licitação, porém até o momento não cumpriu com a palavra empenhada. Oliveira afirmou que é favorável à contratação da terceira empresa para o transporte coletivo. “Acho o preço da tarifa caro, pois as linhas são curtas”, completou.

O líder da bancada de situação, vereador Gilzete Moreira (PSB), afirmou que antes de tomar qualquer decisão relativa ao sistema de transporte coletivo é preciso ler o parecer técnico. “Creio que após a licitação teremos um serviço de qualidade”, disse, parabenizando o prefeito pela maneira como vem conduzindo o processo da licitação para transporte público.

Para o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da oposição, a frota de ônibus em Conquista é velha e ultrapassada. O parlamentar questionou a presidência do Conselho Municipal do Transporte ser exercida pelo secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura, Luiz Alberto Sellman. “Isto compromete a independência do Conselho”, disse.
Rebouças afirmou que o Município precisa fiscalizar os recursos envolvidos no transporte coletivo e defendeu isenção fiscal para os veículos e a quebra do monopólio por linhas.

O vereador Luciano Gomes (PR) ressaltou que a Câmara deve desempenhar o papel fiscalizador do Executivo no que diz respeito à licitação para o transporte coletivo. Gomes afirmou que é preciso priorizar a qualidade do serviço. “Para mim não importa quantas empresas terão. Queremos a qualidade do serviço”, declarou, condenando o aumento da tarifa. “Precisamos cuidar da nossa população, pois somos a voz do povo na Câmara”, concluiu.

O vereador Vivi Mendes (PT) destacou que sempre vai estar do lado da população mais carente. Mendes afirmou que é preciso coerência na discussão do assunto, pois trata-se de um serviço que atinge a maioria dos trabalhadores. “Vou defender o trabalhador em qualquer circunstância”, declarou.

O vereador Hudson Castro (PCdoB) destacou a importância da discussão sobre o transporte coletivo e condenou a postura de pessoas que tentam levantar bandeira política no debate sobre o tema. “Estamos todos lutando pela mesma causa. Precisamos encontrar a melhor solução para contemplar a todos”, afirmou, ressaltando que é preciso buscar juntos uma solução para os problemas do transporte coletivo.

Para o vereador Álvaro Pithon (DEM), a luta por melhorias no transporte é antiga e conta com a mobilização do movimento estudantil. Pithon defendeu a contratação de mais uma empresa para o sistema de transporte coletivo. “Isto é reivindicação do povo”, declarou, cobrando maior qualidade no serviço prestado. Apresentou resultados da pesquisa feita pelo seu mandato, que aponta o desejo da população em ter três empresas atuando em Conquista.

O vereador Beto Gonçalves (PV) afirmou que o debate sobre o tema aconteceu por iniciativa do vereador Ademir Abreu (PT) com o apoio de todos os vereadores, numa prova que o Governo Participativo tem interesse em debater o tema com a Câmara e com a sociedade. Gonçalves ressaltou que o foco do debate deve ser a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas empresas. “O Governo Participativo tem a confiança da população e tem responsabilidade na discussão do assunto”, afirmou.

O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que a população quer maior qualidade no serviço prestado. “As empresas que vencerem a licitação devem oferecer um melhor sistema, com a aquisição de ônibus novos”, disse. O parlamentar cobrou transporte coletivo para a zona rural, especialmente para os povoados de Periperi e Estiva.

Último a discursar, o vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o sistema de transporte coletivo é um serviço público essencial e deve ser planejado e gerenciado pelo Município. Pereira afirmou que o transporte coletivo enfrenta dificuldades em todas as cidades do Brasil, inclusive em Vitória da Conquista. “Falta uma política de incentivos do ponto de vista tributário para o transporte coletivo”, disse.
O vereador fez um resgate histórico sobre a quebra do monopólio e a reconstrução do sistema de transporte coletivo em Conquista. O parlamentar destacou os avanços do sistema, como a criação das linhas radiais e diametrais, implantação da bilhetagem eletrônica e renovação da frota. “É preciso discutir o horário de funcionamento de operação dos veículos, preservação dos empregos, transparência na participação popular no Conselho Municipal e fiscalização do poder público foram pontos comentados pelo parlamentar.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que é consenso que a qualidade do serviço de transporte coletivo é ruim. O parlamentar afirmou que o processo licitatório será fundamental para a mudança do sistema que está em vigor. O parlamentar parabenizou o Governo Municipal pela contratação de técnicos para discutir o assunto e apresentou sugestões para o transporte coletivo em Conquista. “É fundamental que sejam asfaltados 100% os corredores de ônibus em nossa cidade, além da criação de uma ouvidoria específica do transporte”,disse.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30