Imagem Trabalho da Polícia Civil é tema de sessão mista

Trabalho da Polícia Civil é tema de sessão mista

29/10/2010 10:30:00

A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (29), sessão mista para discutir a atuação da Polícia Civil em Vitória da Conquista. A sessão foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB) e também teve por objetivo apontar possíveis soluções para problemas envolvendo a segurança pública no município.
Moreira justificou a realização da sessão mista afirmando que, em visita ao DISEP, pode conversar com o delegado Odilson Pereira sobre os avanços no trabalho realizado pela Polícia Civil em Conquista. “São informações muito importantes que a Câmara precisa tomar conhecimento”, disse o parlamentar.

O vereador ressaltou que várias associações foram convidadas para a sessão, a fim de discutir estratégias de combate à criminalidade. Lamentou a ausência de representantes do Ministério Público e parabenizou o trabalho da Polícia Civil no município.

Para o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), a sessão foi importante por se propôr esclarecer as ações desenvolvidas pela Polícia Civil. O parlamentar parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela inciativa em realizar a sessão e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil.

O coordenador da Polícia Civil em Vitória da Conquista, delegado Odilson Pereira, afirmou que o governador Jaques Wagner “chamou para si a responsabilidade da segurança pública”, reorganizando as atividades da Polícia em Conquista. Pereira fez um breve panorama das atribuições dos diversos órgãos ligados à Polícia Civil.
Segundo o delegado, as vítimas de homicídios em Vitória da Conquista, em sua maioria,  são traficantes de drogas. Afirmou que o projeto Ronda nos Bairros, da Polícia Militar, vem contribuindo para a redução da criminalidade na cidade. “Este programa tem reduzido o número de assaltos”, disse, ressaltando que o roubo de veículos ainda constitui uma preocupação para a Polícia.
Pereira destacou que um dos maiores problemas relacionados à criminalidade em Vitória da Conquista é o uso e tráfico de drogas, especialmente do crack.  A ausência de unidade para custódia de adolescentes infratores, redução do efetivo policial, interdição da custódia do DISEP, falta de combustível para os veículos da Polícia Civil, e baixo índice de roubos a residências,  foram temas abordados pelo delegado.

Para Lauro Alves, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e membro do Conselho de Segurança, a segurança deve ser prioridade para o poder público. Alves lamentou o crescimento da violência  no município e afirmou que a CDL está preocupada com o aumento da criminalidade em Vitória da Conquista. “Desde 2005 participamos dos Conselhos de Segurança Pública. As polícias precisam ser bem aparelhadas para que eles possam trabalhar”, disse.

Já o pastor José Barbosa, presidente da Ordem dos Ministros e Pastores de Vitória da Conquista, comemorou a redução dos roubos a igrejas, especialmente nos bairros periféricos. Barbosa ressaltou  a importância de um trabalho integrado das polícias Civil e Militar. “A nossa polícia precisa estar mais preparada que o crime organizado”, afirmou.

Benedito Mamede, procurador jurídico da Prefeitura Municipal, que representou o prefeito Guilherme Menezes, destacou a interdição da carceragem do DISEP e afirmou que o sistema carcerário é precário e precisa ser melhorado. Mamede questionou o delegado Odilson Pereira sobre as ações com o objetivo de resolver os problemas do  DISEP.

Maio 2024