15/09/2010 11:00:00
Na sessão que discutiu a minuta do Plano de Carreira para professores da rede municipal de ensino, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a categoria vem lutando há 24 anos pela elaboração de um Plano que valorize os professores. O parlamentar condenou a postura de políticos que se comprometem em melhorar a educação, mas na prática não fazem nada.
Pithon ressaltou a importante gestão do ex-ministro da educação, Cristóvão Buarque, que implantou uma série de avanços na construção de uma educação de qualidade, “porém não teve o apoio do Governo Lula”. O parlamentar garantiu o apoio da bancada de oposição na aprovação do Plano de Carreira apresentado pelo Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP).O vereador Alexandre Pereira (PT), que falou em nome da bancada de situação, destacou a relevância do debate, que unifica as bancadas da Casa. Para o parlamentar, todos os vereadores estão empenhados em aprovar o Plano de Carreira dos professores municipais, de maneira que o assunto vem sendo tratado fora do contexto partidário. “Temos a grande tarefa de promover os debates necessários sobre o que está proposto na minuta apresentada pelo SIMMP”, disse.
Pereira garantiu que todas as medidas possíveis para a valorização do professor e da educação serão asseguradas. Ressaltou que é preciso desenvolver uma relação de transparência nas negociações entre SIMMP e Poder Executivo. “O que deve ser encaminhado para esta Casa é um texto que tenha sido pactuado entre professores e Município”, disse, sugerindo a instalação imediata de uma mesa de negociações.O vereador Hermínio Oliveira (PDT) ressaltou que a Lei 11.738/2008 precisa ser aplicada em Vitória da Conquista. O parlamentar sugeriu uma reforma financeira no Município para que o mesmo possa assegurar melhores salários para professores e mais investimentos em educação. “O projeto encaminhado para esta Casa foi muito importante. Todas as reivindicações dos professores são justas”, disse.
Já o vereador Arlindo Rebouças (PMN), que solicitou a realização da sessão, criticou a Prefeitura pela falta de investimentos na educação e por “fazer inauguração de pinturas de escolas”. Também criticou o Governo Municipal pela exoneração de merendeiras de escolas municipais e por não pagar salários dignos para a categoria. “Espero que até 31 de dezembro o Plano de Carreira dos Professores seja aprovado aqui na Câmara”, declarou.
O presidente do Legislativo, Gildásio Silveira (PT), afirmou que é preciso valorizar a educação básica. O parlamentar parabenizou o SIMMP pela elaboração e apresentação da minuta do Plano de Carreira. Para Silveira, este foi um dos mais importantes debates realizados na Câmara, pois tem como tema central a construção de uma educação de qualidade. Parabenizou o Governo Municipal pelos investimentos em educação, que, segundo Silveira, é uma construção coletiva. “Temos indicativos para dias melhores no nosso município no que diz respeito à educação”, disse.