13/09/2010 15:37:00
Os vereadores Gilzete Moreira (PSB), Fernando Jacaré (PT) e o presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), participaram, nesta sexta-feira (10), da solenidade de assinatura do contrato para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira e Ambiental do Centro Logístico Integrado – CLI de Vitória da Conquista. O documento foi assinado pelo governo estadual e pela Prefeitura.
O CLI ou porto seco consiste em uma área com infraestrutura adequada para que as empresas de Vitória da Conquista trabalhem o transporte, logística e a distribuição das mercadorias de forma mais eficiente. O CLI é fruto de iniciativa do setor público, com o modelo de colaboração público-privada. O estudo que será feito no município e região, tem por objetivo lançar as bases para a criação de um porto seco que venha potencializar as diversas atividades econômicas, criando um novo vetor de desenvolvimento.
Para Gildásio Silveira, que compôs a mesa de honra, Conquista vive um momento importante de crescimento em vários setores. O parlamentar lembrou o tempo em que o prefeito Guilherme Menezes, em seu primeiro mandato, começou a discutir a implantação do Banco do Povo. “Hoje a gente vê o quanto isso foi bom para a cidade. Fico contente com mais esta ação”, salientou.
O vereador Gilzete Moreira, destacou a participação do empresariado conquistense desde o início das reuniões quando ainda era vice-prefeito. Segundo o parlamentar, Conquista já demonstrava sua capacidade comercial e apontava para um crescimento rápido e de importância regional. “Tenho certeza que toda região ganha com esse novo equipamento”, disse.
O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, destacou o crescimento comercial da cidade e o compromisso da SEI, da prefeitura e do governo estadual em viabilizar um equipamento desse porte para contribuir com o desenvolvimento de toda região. “Os dados e indicadores sociais já apontam para a viabilidade desse equipamento para o município e região”, disse.
Impacto social - Para o secretário estadual de Relações Institucionais, Emilson Piau, é fundamental a participação de todos os setores da sociedade para fazer de Vitória da Conquista líder do desenvolvimento do território do qual faz parte. Destacou também a importância de fazer a economia girar e o reflexo desse equipamento na vida do cidadão comum.
O secretário estadual de Planejamento, Antônio Alberto Valença, destacou o dinamismo e otimismo da sociedade conquistense e salientou que o estudo faz parte do processo de crescimento da cidade. “É uma etapa necessária. Não há dúvidas sobre a viabilidade desse equipamento”, disse, referindo-se aos dados que comprovam o desenvolvimento regional, alavancado por Vitória da Conquista.
A solenidade aconteceu na Casa Memorial Régis Pacheco e contou com a participação de representantes do consórcio composto pelas empresas Idom Consultoria Ltda e Idom Ingenieria Y Consultoria S.A, além do prefeito Guilherme Menezes e secretários municipais.