Imagem Vereadores destacam importância do CREAME em Vitória da Conquista

Vereadores destacam importância do CREAME em Vitória da Conquista

25/08/2010 11:50:00

Na sessão especial desta quarta-feira (25), que celebrou os 25 anos do CREAME – Comunidade Terapêutica, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) parabenizou o trabalho realizado pela entidade e destacou que os problemas envolvendo as drogas devem ser enfrentados pela sociedade de forma efetiva. Ressaltou que é necessário um combate sistemático ao uso de drogas, desde sua produção até a venda e o consumo. Para Rocha, o poder público deve apoiar entidades que trabalham na recuperação de dependentes químicos.  “O CREAME é um grande presente para nossa comunidade”, disse.

O líder da bancada de situação, vereador Beto Gonçalves (PV), parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa em realizar a sessão e destacou o trabalho desenvolvido pelo CREAME na recuperação de jovens e adultos viciados em drogas. “As ações do CREAME são importantes para nossa cidade. As homenagens prestadas nesta sessão são mais do que justas”, declarou, desafiando os presentes a  apoiarem instituições de cunho social.

Em sua participação na tribuna, o vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou o CREAME pelos 25 anos de luta na reabilitação de dependentes químicos. “Quero parabenizar o vereador Gilzete por ter abraçado este projeto. Que Deus ilumine todos os que trabalham nesta entidade”, declarou, ressaltando o trabalho de entidades como Casa do Câncer e Fazenda Vida e Esperança.

Para o vereador Alexandre Pereira (PT), o fruto do trabalho do CREAME é o resultado do empenho voluntário de pessoas que se dedicam em favor do outro. Pereira salientou a necessidade de divulgação do trabalho do CREAME como uma das estratégias para levar esperança a famílias que sofrem por causa da dependência química. “É um trabalho que merece nossa atenção e apoio”, disse, enfatizando a importância do apoio do poder público.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) salientou a importância da elaboração e aplicação de políticas públicas de combate ao uso e tráfico de drogas. O parlamentar destacou que o CREAME conquistou o reconhecimento da sociedade em consequência do trabalho sério e comprometido que é desenvolvido. “Que Deus continue abençoando o CREAME”, disse.

O vereador Ademir Abreu (PT) afirmou que é de fundamental importância a participação da sociedade em iniciativas de cunho social como o CREAME. Para Abreu, é papel do poder público investir em projetos sociais, implantando creches, melhorando o atendimento na saúde pública e ampliando os Centros de Assistência Psicossociais.

Já o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PTN), lamentou o número reduzido de pessoas na sessão que celebrou os 25 anos do CREAME. Em seu discurso, o parlamentar também lamentou a inoperância do poder público diante dos problemas decorrentes do uso de drogas e cobrou mais investimentos da Prefeitura em entidades sociais que trabalham na recuperação de dependentes químicos. “Quero solicitar do Município o aumento do repasse de verbas para entidades como o CREAME”, disse.

O vereador Néu do Gás (PSB) também homenageou o CREAME e afirmou que o mesmo é referência na região Sudoeste, sendo uma das entidades pioneiras na recuperação de jovens e adultos dependentes de substâncias ilícitas. O parlamentar afirmou que o aumento da criminalidade em Vitória da Conquista está intimamente ligado ao tráfico de drogas. “Quero reivindicar mais apoio ao CREAME”, disse, apresentando uma moção de aplauso à entidade.

O vereador Joel Fernandes (PTN) afirmou que o CREAME tem apresentados bons frutos, com dezenas de pessoas tratadas da dependência química e reinseridas no contexto da sociedade. Fernandes destacou o trabalho de Edinalva Novais, presidente do CREAME, que vem desenvolvendo um trabalho de excelência. “É uma mulher guerreira e conhecida como a mãe de todos os que estão ali no CREAME”, disse.

O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT) parabenizou o vereador Gilzete Moreira  pela iniciativa em realizar a sessão. O parlamentar afirmou que o problema do uso e tráfico de drogas é de toda a sociedade. Cobrou a reforma do Poder Judiciário e sugeriu que haja uma tributação a mais para os shows realizados na cidade, com o objetivo de destinar o percentual para entidades filantrópicas que cuidam da prevenção e reabilitação dos dependentes químicos.

O vereador Luciano Gomes (PR) ressaltou que não é fácil encontrar pessoas que, voluntariamente, se colocam à disposição para colaborar com instituições como o CREAME. O parlamentar chamou atenção para o uso e tráfico de drogas na zona rural, que vem sofrendo com os problemas típicos da dependência química.

Maio 2024