Imagem Vereadores destacam presença da Maçonaria em Vitória da Conquista

Vereadores destacam presença da Maçonaria em Vitória da Conquista

20/08/2010 10:20:00

Na sessão que celebrou o Dia do Maçom, o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que a Maçonaria é composta por famílias que lutam por uma sociedade justa e igualitária. Destacou a importância das Ordens DeMoleys e Filhas de Jó, que aproximaram a Maçonaria da população, aproximando os jovens dos princípios morais e éticos. “A Maçonaria ainda não sabe o poder que ela tem de influenciar a sociedade”, declarou.
Rebouças lamentou o desrespeito aos direitos humanos diante da violência que vem assolando o país, a falência da educação pública, bem como o atendimento da saúde pública deficiente, que trata a população de forma desumana. “Precisamos nos unir para construir um futuro melhor”, declarou, ressaltando que a programação da TV brasileira trabalha contra a família, disseminando a inversão de valores morais. O parlamentar solicitou aos maçons que participem da luta pela melhoria no atendimento do Hospital Regional de Vitória da Conquista.

O vereador Alexandre Pereira (PT), que falou em nome da bancada de situação, afirmou que é preciso festejar a presença da Maçonaria no mundo, que tem se demonstrado na construção de uma sociedade mais igualitária e justa, defendendo os direitos humanos, a liberdade de imprensa e a expressão do livre pensar. Num âmbito local, Pereira destacou as ações solidárias lideradas pelas lojas maçônicas, bem como a participação ativa da Maçonaria no desenvolvimento de Conquista.
O empenho pela ampliação dos cursos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); mobilização pelo combate à violência e a defesa da construção do novo aeroporto foram lutas, apontadas por Pereira, que tiveram participação fundamental da Maçonaria conquistense. “Estaremos sempre buscando apoio e parceria para que nossa sociedade avance cada vez mais”, declarou.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou os princípios básicos que norteiam a Maçonaria, enfatizando o amor ao próximo e a solidariedade como principais lemas dos maçons. Rocha lamentou a falta de políticas públicas que realmente promovam a solidariedade e a igualdade entre os brasileiros e desafiou os presentes a observarem a prática da caridade.
“Nossa comunidade se orgulha em ter grandes personalidades que visam o bem comum de nossa cidade”, disse, se referindo aos maçons presentes na sessão. Rocha parabenizou o trabalho desenvolvido pelas Lojas Maçônicas em Vitória da Conquista.

O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o vereador Beto Gonçalves (PV) pela iniciativa em homenagear os maçons conquistenses e apresentar o PL que instituiu o 20 de agosto como Dia Municipal do Maçom. O parlamentar destacou a participação da Maçonaria em importantes lutas do município. Destacou  a instalação da primeira  Vara da Infância e Juventude e sugeriu que  a Maçonaria promova debates neste momento importante de eleições em  todo o país.
Silveira agradeceu a Maçonaria pelos relevantes serviços prestados à comunidade conquistense, especialmente a participação voluntária dos maçons em ações solidárias. Afirmou que é preciso que a sociedade se aproprie daquilo que é público. e lute pela construção de uma cidade melhor. “Só haveremos de ter o que é público funcionando melhor, quando utilizarmos aquilo que é público e nos apropriar de nossos direitos”, disse.

O vereador Hermínio Oliveira (PDT) parabenizou a Maçonaria pelo espírito humanista, que leva os maçons a ajudarem pessoas carentes, e que precisam de ajuda solidária. O parlamentar também destacou a postura ética que norteia as ações da Maçonaria, bem como o comportamento dos maçons na sociedade. “É uma instituição de grande relevância em qualquer cidade”, declarou.

O vereador Beto Gonçalves, autor da sessão que homenageou os maçons, destacou que seu mandato é conhecido como “amigo dos maçons”, por reconhecer e homenagear o trabalho realizado pela Maçonaria em Conquista, tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Sentimos alegria em saber que são homens e mulheres comprometidos com o bem-estar de Vitória da Conquista”, disse, agradecendo a presença de representantes das  Lojas Maçônicas.

Maio 2024