20/08/2010 10:20:00
Na sessão que celebrou o Dia do Maçom, o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que a Maçonaria é composta por famílias que lutam por uma sociedade justa e igualitária. Destacou a importância das Ordens DeMoleys e Filhas de Jó, que aproximaram a Maçonaria da população, aproximando os jovens dos princípios morais e éticos. “A Maçonaria ainda não sabe o poder que ela tem de influenciar a sociedade”, declarou.
Rebouças lamentou o desrespeito aos direitos humanos diante da violência que vem assolando o país, a falência da educação pública, bem como o atendimento da saúde pública deficiente, que trata a população de forma desumana. “Precisamos nos unir para construir um futuro melhor”, declarou, ressaltando que a programação da TV brasileira trabalha contra a família, disseminando a inversão de valores morais. O parlamentar solicitou aos maçons que participem da luta pela melhoria no atendimento do Hospital Regional de Vitória da Conquista.O vereador Alexandre Pereira (PT), que falou em nome da bancada de situação, afirmou que é preciso festejar a presença da Maçonaria no mundo, que tem se demonstrado na construção de uma sociedade mais igualitária e justa, defendendo os direitos humanos, a liberdade de imprensa e a expressão do livre pensar. Num âmbito local, Pereira destacou as ações solidárias lideradas pelas lojas maçônicas, bem como a participação ativa da Maçonaria no desenvolvimento de Conquista.
O empenho pela ampliação dos cursos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); mobilização pelo combate à violência e a defesa da construção do novo aeroporto foram lutas, apontadas por Pereira, que tiveram participação fundamental da Maçonaria conquistense. “Estaremos sempre buscando apoio e parceria para que nossa sociedade avance cada vez mais”, declarou.A vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou os princípios básicos que norteiam a Maçonaria, enfatizando o amor ao próximo e a solidariedade como principais lemas dos maçons. Rocha lamentou a falta de políticas públicas que realmente promovam a solidariedade e a igualdade entre os brasileiros e desafiou os presentes a observarem a prática da caridade.
“Nossa comunidade se orgulha em ter grandes personalidades que visam o bem comum de nossa cidade”, disse, se referindo aos maçons presentes na sessão. Rocha parabenizou o trabalho desenvolvido pelas Lojas Maçônicas em Vitória da Conquista.O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o vereador Beto Gonçalves (PV) pela iniciativa em homenagear os maçons conquistenses e apresentar o PL que instituiu o 20 de agosto como Dia Municipal do Maçom. O parlamentar destacou a participação da Maçonaria em importantes lutas do município. Destacou a instalação da primeira Vara da Infância e Juventude e sugeriu que a Maçonaria promova debates neste momento importante de eleições em todo o país.
Silveira agradeceu a Maçonaria pelos relevantes serviços prestados à comunidade conquistense, especialmente a participação voluntária dos maçons em ações solidárias. Afirmou que é preciso que a sociedade se aproprie daquilo que é público. e lute pela construção de uma cidade melhor. “Só haveremos de ter o que é público funcionando melhor, quando utilizarmos aquilo que é público e nos apropriar de nossos direitos”, disse.O vereador Hermínio Oliveira (PDT) parabenizou a Maçonaria pelo espírito humanista, que leva os maçons a ajudarem pessoas carentes, e que precisam de ajuda solidária. O parlamentar também destacou a postura ética que norteia as ações da Maçonaria, bem como o comportamento dos maçons na sociedade. “É uma instituição de grande relevância em qualquer cidade”, declarou.
O vereador Beto Gonçalves, autor da sessão que homenageou os maçons, destacou que seu mandato é conhecido como “amigo dos maçons”, por reconhecer e homenagear o trabalho realizado pela Maçonaria em Conquista, tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Sentimos alegria em saber que são homens e mulheres comprometidos com o bem-estar de Vitória da Conquista”, disse, agradecendo a presença de representantes das Lojas Maçônicas.