Imagem Maçons conquistenses recebem homenagem da Câmara de Vereadores

Maçons conquistenses recebem homenagem da Câmara de Vereadores

20/08/2010 10:00:00

A Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira (20), sessão especial em comemoração ao Dia do Maçom. A sessão foi requerida por meio do mandato do vereador Beto Gonçalves (PV) pelo segundo ano consecutivo, e teve por objetivo homenagear os maçons conquistenses e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Maçonaria no município. A data é celebrada no Brasil no dia 20 de agosto, e marca o discurso do maçom Golçalves Ledo, um dos primeiros defensores da Independência do Brasil.
Participaram da sessão representantes das sete lojas maçônicas em atividade em Vitória da Conquista. A Maçonaria é uma associação universal de homens livres e de bons costumes, que cultivam a justiça social, a humanidade e os princípios da liberdade e igualdade entre as pessoas. O nome Maçonaria provém do françês maçonnerie ou do inglês masonry que significa construção.

O vereador Beto Gonçalves afirmou que a homenagem que a Câmara prestou aos maçons é o reconhecimento pelos importantes serviços prestados pela Maçonaria em Conquista. O parlamentar ressaltou os princípios básicos que norteiam as ações da Maçonaria em níveis local, estadual, nacional e internacional.
Gonçalves destacou a participação da Maçonaria em momentos históricos decisivos no Brasil, como a Proclamação da República e abolição da escravatura. No contexto local, o vereador destacou as ações sociais como Campanha do Agasalho, Natal sem Fome e apoio a Casa do Câncer e Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE).
Um Projeto de Lei, de autoria de Beto Gonçalves, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, institui o dia 20 de agosto como Dia Municipal do Maçom. “Muitas pessoas não têm conhecimento da importância da Maçonaria para nossa cidade e para o Brasil. Precisamos ver a Maçonaria como parceira de nossa cidade”, disse, enfatizando a participação de maçons na política e na economia local.
O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), parabenizou o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em homenagear os maçons e destacou a importância da Maçonaria para a sociedade. O vereador afirmou que a sessão foi uma maneira encontrada pela Câmara para homenagear os maçons.

Maçons agradecem homenagem e destacam princípios da Maçonaria
Joselito Ferreira Soares, da Loja Maçônica Luz e Sabedoria, ressaltou que a defesa dos direitos humanos é o princípio fundamental que norteia a Maçonaria. Destacou a luta dos maçons pela democracia no mundo, estando à frente da Revolução Francesa e de outros movimentos democráticos. Num contexto nacional, Soares destacou a participação da Maçonaria na Proclamação da República do Brasil e na consolidação do processo de independência. “A Maçonaria tem como solo fértil a democracia”, disse.

Já Maximiliano Coelho Machado, da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara e afirmou que a união é uma característica marcante entre as lojas maçônicas de Conquista. Ressaltou que a Maçonaria trabalha “no perfeiçoamento do caráter de seus adeptos”. Para Machado, não existem regras, mas princípios morais que priorizam a ética e o apoio mútuo.

O representante Loja Maçônica União e Liberdade Conquistense, Augusto Jorge Leal, leu o manifesto Proclamação ao Povo Brasileiro, elaborado pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, publicado na XXXIX Assembléia Geral Ordinária, em Belém/ Pará, no último dia 15 de julho. Dentre outras coisas, o manifesto destaca a luta da Maçonaria pela democracia e respeito aos direitos humanos e garantia permanente da liberdade de imprensa.

Joir Souza Sala, da Loja Maçônica Monte de Sião, também afirmou que a Maçonaria tem participado de importantes momentos da história do município e do Brasil. Ressaltou que a Maçonaria não é secreta, mas discreta. “Em nome da Monte Sião agradecemos esta homenagem”, declarou, enfatizando a importância da Maçonaria para a sociedade.

Para Árley Lima, da Loja Maçônica Razão e Força, o trabalho filantrópico realizado pela Maçonaria é marca registrada da associação. Afirmou que a Maçonaria moderna tem cerca de 300 anos e tem por objetivo de moldar o caráter dos homens que dela fazem parte. “A Maçonaria tem a responsabilidade em fazer o bem ao próximo e contribuir para o bom funcionamento da sociedade”, declarou.

Gileno Guimaraes Fernandes, da Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente, fez um resgate histórico da Maçonaria no mundo, desde seus primórdios até a formação da Maçonaria moderna. “Ela é acessível a todas as raças e crenças”, declarou, condenando o sectarismo religioso e político dentro da Maçonaria. “O verdadeiro maçom pratica o bem e leva a solidariedade aos seus semelhantes”, disse, agradecendo pela homenagem prestada pelo vereador Beto Gonçalves em apresentar PL instituindo o Dia Municipal do Maçom.

Maio 2024