Imagem Audiência pública discutiu participação de Vitória da Conquista na Copa de 2014

Audiência pública discutiu participação de Vitória da Conquista na Copa de 2014

31/05/2010 12:00:00

O mandato do vereador Jean Fabrício (PCdoB) realizou, nesta sexta-feira (28), audiência pública para discutir assuntos relativos à Copa do Mundo que será realizada no Brasil, em 2014. O objetivo foi mobilizar gestores públicos e empresários da região para discutirem sobre a participação da Bahia e de Vitória da Conquista na Copa de 2014.

Segundo o vereador Jean Fabrício, a região Sudoeste deve unir forças para que o desenvolvimento proposto pela FIFA, com a realização da Copa do Mundo, deixe suas marcas sociais e econômicas no município. “É importante a parceria público privada para unir forças, colocando nossa cidade como protagonista deste acontecimento mundial”, disse o vereador.
Fabrício destacou que o Brasil se firma como principal roteiro das grandes turnês internacionais e eventos mundiais. “O país mostrou sua organização quando venceu a disputa para sediar a Copa do Mundo 2014, a Copa das Confederações e as Olimpíadas de 2016. A realização da Copa do Mundo é  um marco para o país”, disse.
Para o parlamentar, Vitória da Conquista tem fundamental importância econômica na região e apresenta condições reais de estar entre as cidades que participarão da Copa de 2014. “É  preciso um trabalho conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e toda sociedade organizada”, declarou.

Marco Costa, assessor especial da Secretaria Estadual da Copa do Mundo (SECOPA), destacou a reconstrução do Estádio Otávio Mangabeira (Fonte Nova) em Salvador. Segundo Costa, o novo estádio, que atende as exigências da FIFA, com capacidade para 50 mil pessoas, será inaugurado em dezembro de 2012. “Em junho de 2013 teremos a Copa das Confederações e já existe uma mobilização para que uma das sedes seja Salvador”, disse Costa.
Sobre o projeto de interiorização da Copa de 2014, o assessor ressaltou que a ideia é  integrar as cidades da Bahia, proporcionando ganhos singulares e unificados em todas os municípios.  “Vitória da Conquista poderia sediar treinos, hospedar seleções, recepcionar turistas, formar voluntariado para a copa, capacitando pessoas e valorizando o regionalismo baiano”, afirmou.

Base das equipes – Ainda de acordo com Marco Costa, cerca de 80 cidades da Bahia já são candidatas para participar da Copa. A cidade terá que apresentar requisitos solicitados pela FIFA, que exige, dentre outras coisas, infraestrutura hoteleira, com 50 quartos com ar condicionado em um dos hotéis da cidade; serviço de banquete e restaurante com capacidade mínima para 50 pessoas; sala de conferencia para imprensa; centro de treinamento; campo de futebol para treinamento; aeroporto de médio porte e experiência em realização de grande eventos.
Também participaram da audiência o secretário Municipal de Governo, Márcio Higino; o coordenador Municipal de Esportes, Hudson Castro; o presidente do Sindicato dos Comerciários, Gilmar Ferraz; o dirigente do Esporte Clube de Vitória da Conquista, Eduardo Moraes, o vereador Luciano Gomes (PR) e representantes de entidades ligadas ao esporte.