25/05/2010 12:00:00
Uma comissão formada por moradores, professores e motoristas do distrito de Bate Pé participou de audiência no gabinete da presidência da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (25), com o objetivo de solicitar a intervenção do Legislativo para a pavimentação asfáltica da estrada que liga Bate Pé ao Pradoso.
O distrito tem cerca de 6.500 habitantes, distribuídos em vinte povoados, com uma economia baseada na agricultura familiar e de subsistência (cultura do feijão, umbú, milho, bovinocultura e caprinocultura). Segundo os moradores, a maior parte da produção é escoada para Vitória da Conquista e região pela estrada de chão (cerca de 22 km) que liga Bate Pé ao Pradoso.
Ainda de acordo com a comissão, a estrada também é utilizada por cerca de 60 professores das redes municipal e estadual de ensino; por cerca de mil alunos de várias localidades rurais que estudam em Bate Pé e por estudantes universitários que moram no distrito e estudam em Conquista.
Para Rosane Oliveira, diretora da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, a audiência com a presidência da Câmara foi o início da mobilização dos moradores para que a estrada seja asfaltada. “A comunidade está mobilizada. Queremos uma audiência com o prefeito e com o governador para atender essa reivindicação, que vai beneficiar toda a região de Bate Pé”, disse.
O morador Janilton Abade afirmou que a população de Bate Pé está unida em busca desse benefício, que irá resolver diversos problemas da região, facilitando a vida das pessoas. “O asfalto é muito importante para escoar a produção local”, ressaltou.
O presidente a Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da mobilização da comunidade de Bate Pé, que está interessada não só na pavimentação da estrada, mas no desenvolvimento da região. “Em 2009 já foi apresentada uma indicação, através do nosso mandato, com o apoio de todos os vereadores, solicitando do Governo do Estado a pavimentação asfáltica da estrada que liga Bate Pé ao Pradoso”, disse Silveira.
O parlamentar garantiu que vai solicitar audiência com o prefeito Guilherme Menezes para que o mesmo ouça as reivindicações da comunidade. Gildásio Silveira ressaltou que no segundo semestre uma sessão especial será realizada para tratar do assunto.