Imagem Coordenador do Movimento LGBT fala sobre Primeira Parada Gay em Vitória da Conquista

09/04/2010 10:23:00

Na sessão desta sexta-feira (9), o coordenador do Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transsexuais e Travestis), José Marcos, falou sobre a realização da Primeira Parada do Orgulho LGBT de Vitória da Conquista, que acontece no próximo dia 17. Marcos afirmou que o Movimento tem uma luta de cunho social e objetiva assegurar os direitos do público LGBT.
“A ideia da Parada não é agredir ninguém. É para mostrar que estamos lutando pelos nossos direitos”, disse, ressaltando que Conquista é a primeira cidade do interior da Bahia a ter organizada uma Parada Gay. Marcos lamentou o preconceito e a homofobia, que ainda fazem vítimas em diversos lugares do Brasil.
Segundo o coordenador, será realizado um seminário para discutir questões ligadas à segurança pública, educação e políticas de saúde para o público LGBT. “A Parada está sendo organizada pelo grupo de lésbicas Safo e apoiado pela Prefeitura”, informou, convidando todos para o seminário que acontece nos dias 14 e 15 de abril.
O vereador Jean Fabrício (PCdoB) afirmou que a realização da Parada Gay é importante para o fortalecimento da luta contra a homofobia. Ressaltou que Conquista é uma das cidades do interior da Bahia que apresentam os maiores índices de crimes contra homossexuais. “Essa Parada é um momento de alerta para o respeito às pessoas que decidem levar a vida desse modo”, disse, defendendo a dignidade humana e o respeito às diferenças. Um projeto de lei foi apresentado pelo vereador criando o Dia Municipal contra a Homofobia.
Já o líder da bancada de oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), afirmou que toda quebra de preconceitos gera polêmica. Ressaltou que o respeito às pessoas que participam do movimento é fundamental para que as diferenças sejam preservadas. “Se queremos respeito, temos que respeitar uns aos outros”, declarou.

Outubro 2024