Imagem Presidente da Fundação Banco do Brasil visita projeto do umbu gigante em Conquista

29/03/2010 19:00:00

Em companhia do prefeito Guilherme Menezes, do presidente da Câmara Municipal, vereador Gildásio Silveira (PT), do secretário Municipal de Agricultura, Hildebrando Oliveira e de técnicos da prefeitura, além do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jaques Pena, visitou o projeto Umbu Gigante, desenvolvido pela prefeitura na região conhecida como Pedra Mole, na zona rural do Município.
O projeto visa produzir mudas de variedades de umbu gigante, fruto típico da caatinga, para distribuir a pequenos produtores para que a cultura se desenvolva. Do umbu, além da polpa do fruto, pode se utilizar as folhas para preparar sucos e a batata para usar como picles ou consumir em forma de palmito. O umbu tem o nome de gigante porque enquanto o comum pesa em torno de 20 gramas o umbu gigante pode chegar a 140 gramas.
Sálvio Gusmão, engenheiro agrônomo da prefeitura, destacou que, apesar de ser nativo da região, o umbu corre sério risco de desaparecimento e o projeto busca a manutenção da espécie bem como apresentar uma fonte de renda para os pequenos produtores rurais. “Hoje um dos grandes problemas que enfrentamos é o fato de que os pequenos produtores nem sempre podem esperar o tempo de produção do umbu que gira em torno de 5 anos, estamos buscando a possibilidade de realizar o plantio em consórcio com a palma, isso tem aumentado a aceitação da cultura do umbu na região”, disse.
O prefeito Guilherme Menezes destacou a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a distribuição de 150 mudas para o pequeno agricultor que tem a possibilidade de produzir para a própria merenda escolar da prefeitura. “Conquista é o primeiro município brasileiro que começou a preservar de forma científica essa planta tão importante para a economia do nordeste brasileiro”, informou.
O presidente da Câmara, Gildásio Silveira, ressaltou os benefícios que a pesquisa para beneficiamento do umbu pode trazer aos produtores do fruto na região e a parceria com a Embrapa. “Essa pesquisa de Vitória da Conquista vai servir também como arranjo produtivo do umbu. As orientações para o plantio e as técnicas utilizadas podem possibilitar uma usina para o processamento do umbu”, informou.

Outubro 2024