23/03/2010 23:18:00
Na sessão mista que celebrou o Dia Mundial da Água, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a Câmara realiza sessões sobre a preservação da água há 17 anos. Relembrou a época em que 90% da população conquistense era abastecida por cisternas e ressaltou a importância da preservação dos mananciais da região. O parlamentar lamentou a poluição da água potável e cobrou a redução do uso de agrotóxicos no setor agrícola.
O vereador Fernando Jacaré (PT), líder do prefeito na Câmara, parabenizou o vereador Beto Gonçalves (PV) pela realização da sessão e ressaltou que a preservação da água é um tema que está em pauta em todos os lugares. Jacaré afirmou que é preciso elaborar políticas públicas eficazes para a conservação dos mananciais de água e captação da água da chuva para uso doméstico. O parlamentar salientou o trabalho do Governo do Estado na ampliação do abastecimento de água potável por meio do projeto Água Para Todos.
O vereador Hermínio Oliveira (DEM) afirmou que no Governo Paulo Souto foi feita a extensão da rede de água em 100% da zona urbana de Conquista e em boa parte da zona rural. O parlamentar cobrou a construção de uma barragem de grande porte para abastecer Vitória da Conquista e cidades da região. “É preciso criar o Comitê Hidrográfico da região”, declarou.
O vereador Vivi Mendes (PT) ressaltou que a água é fundamental para a manutenção da vida humana. Lamentou o desperdício da água, especialmente na zona urbana, e parabenizou o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em trazer o tema para ser discutido na Câmara.
Já o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, criticou a falta de ação do Município diante dos problemas envolvendo a água na região. Também criticou a Embasa por não apresentar projetos de preservação dos mananciais de água da região. “Essa sessão só vale a pena se procurarmos soluções. Quanto a Embasa investiu na recuperação dos afluentes no último ano?”, questionou o parlamentar.
Rebouças criticou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela inoperância diante da situação de poluição dos mananciais de Vitória da Conquista. O vereador lamentou a ausência de proposições para a efetiva preservação dos recursos hídricos, tanto por parte da Embasa quanto por parte da Prefeitura.O vereador Ademir Abreu (PT) ressaltou que nenhum programa de governo poderá ser apresentado se não priorizar a preservação da água e seus mananciais. Segundo o parlamentar, a má utilização da água, em todos os lugares do planeta está levando à escassez de tal recurso natural. Abreu salientou que as populações mais pobres são as que mais sofrem com a falta d'água.
O vereador Luciano Gomes (PR) lamentou o consumo de água insalubre pela população da zona rural de Conquista, citando como exemplo a água que é utilizada pelos moradores da região da Fazenda Santa Marta. “Todos sabemos quais são as medidas a serem tomadas, mas não fazemos nada”, declarou, destacando que acredita que o poder público vai tratar a questão de maneira a promover mudanças significativas.
Para o vereador Jean Fabrício (PCdoB), as discussões sobre a preservação ambiental, especialmente da água, devem passar por uma profunda mudança da mentalidade do ser humano. O parlamentar citou os avanços do Governo Lula na preservação do meio ambiente, citando como exemplo a redução do desmatamento. “É necessário que estejamos conscientes da importância de preservar a natureza em todos os seus aspectos”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), agradeceu a presença de Walter Barros, André Cairo e Ludmila Dias, convidados especiais que fizeram parte da mesa de discussões. O parlamentar ressaltou que o Brasil vem conseguindo superar problemas ambientais por meio das políticas públicas mais recentes, implantadas no Governo Lula.
Silveira destacou que a falta d'água é um problema que afeta diversos lugares no mundo. Destacou cidades como Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte que possuem rios, lagos e mananciais contaminados por esgotamento sanitário. O parlamentar também citou países que já utilizam o sistema de dessalinização da água diante da insuficiência de água doce potável.
O parlamentar também salientou as ações eficazes implementadas pela Embasa e pelo Governo do Estado. Ressaltou, ainda, a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Vitória da Conquista. “É uma revolução na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.O vereador Joel Fernandes (PTN) destacou a demanda pela água, a redução da oferta de tal recurso e a poluição de rios e reservas hídricas. Fernandes criticou a utilização de água potável nas descargas dos vasos sanitários. “Temos que nos preocupar hoje para que no futuro tenhamos este líquido tão precioso”, disse.
O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o poder público tem uma responsabilidade maior na preservação e distribuição da água, porém ressaltou que é dever de todos assumir uma postura de utilização racional dos recursos hídricos. “Reconhecemos que ainda há muito por ser feito, mas é notório o esforço do Município e do Governo do Estado em preservar e tornar acessível a água para todos”, disse, parabenizando a Embasa pelo trabalho realizado em Vitória da Conquista.
O vereador Néu do Gás (PSB) enfatizou a importância da comemoração do Dia Mundial da Água e afirmou que em diversos lugares do planeta milhares de pessoas já sofrem com a falta d'água. “Cada um deve fazer a sua parte na preservação da água. Devemos economizar em casa e ser exemplo para nossos filhos”, declarou, destacando a realização da Primeira Corrida da Água em Conquista, promovida pela Embasa.