Imagem Sessão mista destaca cultivo da mandioca em Conquista

Sessão mista destaca cultivo da mandioca em Conquista

04/03/2010 21:28:00

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (4), sessão mista para marcar a presença de uma comitiva de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa) em Vitória da Conquista.  O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), ressaltou a importância da presença da comitiva composta por integrantes da Embrapa e da Fundação José Carvalho, especialmente da pesquisadora Anabela Zacarias, do Instituto de Investigação Agrícola de Moçambique e de Joselito Mota, pesquisador da Embrapa conhecido internacionalmente.

Eledson Sampaio, técnico em comunicação e negócios da Embrapa, destacou a importância da entidade, especialmente no intercâmbio com outros países. “Agradeço o espaço que esta Casa deu ao assunto”, disse Sampaio, ressaltando suas impressões positivas em relação à cidade.

Outro integrante da comitiva que esteve em Conquista, George Teixeira de Costa, um dos representantes da Fundação José Carvalho, destacou o trabalho da Fundação, que atua em nove municípios nos estados do Nordeste. O trabalho da Fundação consiste em oferecer educação formal e moral para crianças e adolescentes do meio rural. “A fixação dos jovens no meio rural só acontece por meio do conhecimento, em que eles podem perceber o quanto é importante morar e trabalhar no meio rural”, disse, destacando a superioridade da cultura da mandioca em Conquista, se comparada às demais cidades da região.

Segundo Adenilto dos Santos, que também integra a Fundação José Carvalho, os municípios atendidos pela Fundação em parceria com a Embrapa, passaram a ter acesso à tecnologia. Ressaltou a importância do incentivo à cultura da mandioca, o que fortalece os pequenos produtores rurais. Santos destacou a necessidade da união de forças para tornar acessível a tecnologia existente no tocante à mandiocultura.

Mandiocultura - Joselito Mota, pesquisador da Embrapa, ressaltou a importância de se pesquisar sobre a mandiocultura, já que a mesma é uma das principais e mais antigas culturas do Brasil. Em seu discurso, Mota fez um resgate histórico sobre a mandiocultura, citando pesquisas que apontam a presença da mandioca há cerca de oito mil anos na Bahia.

A importância da mandioca e seus derivados na época da colonização do Brasil também mereceu destaque no pronunciamento de Mota. “O Brasil sempre teve a mandioca como aliada como principal produto na alimentação”, declarou, lamentando a falta de investimentos na área. Destacou o empenho do prefeito Guilherme Menezes que, quando era deputado, destinou recursos para serem investidos na mandiocultura.

Mota destacou a forte presença do cultivo da mandioca em Vitória da Conquista. Ressaltou que o município está à frente de diversas outras cidades do país no investimento e difusão da mandioca e seus derivados. A utilização da fécula da mandioca em outros setores também foi comentada pelo pesquisador. “É preciso que o Brasil descubra a potencialidade da mandioca e seus derivados”, disse, cobrando políticas públicas eficazes na valorização e incentivo da mandiocultura.

Outubro 2024