Imagem Vereadores participam de audiência no 9º Batalhão

Vereadores participam de audiência no 9º Batalhão

23/02/2010 13:00:00

Por solicitação da Associação de Policiais e Bombeiros Militares da Bahia (ASPOJER) e do Centro de Assistência ao Policial Militar (JUS-PM), foi realizada uma audiência no 9º Batalhão de Policia Militar, com a participação de representantes da PM, de entidades de classe, lojas maçônicas, sindicatos e da Câmara Municipal. O objetivo da audiência foi de apresentar à sociedade os andamentos das investigações sobre a série de violência ocorrida na cidade, desencadeada pela morte do soldado PM Marcelo Marcio e a suposta participação de policiais no assassinato de 11 jovens e o desaparecimento de outros 3.

O Ten Cel. Jorge Ubirajara Pedreira, comandante do batalhão de Itabuna, que preside as investigações afirmou a seriedade da PM, ressaltando que as investigações serão conduzidas com toda a lisura e transparência. “Não temos a intenção de esconder os fatos, faremos a apuração com toda a lisura, nossa função é garantir o estado democrático de direito, e após a conclusão das investigações tomaremos as medidas cabíveis “, afirmou.

O Cel Ivo Silva Santos, Comandante do Policiamento Regional Sul, ressaltou que a audiência tem a intenção de mostrar a comunidade a forma transparente como está sendo conduzida a apuração. “Nossa busca é pela justiça, que só pode ocorrer com a apuração e esclarecimento dos fatos, o Comando Geral está imbuído na resolução dos fatos e que a verdade venha a tona”, concluiu.

Luciano Reis, diretor regional da ASPOJER, destacou que a audiência foi solicitada para resgatar, perante à sociedade organizada, a imagem da corporação da PM. “Antes mesmo da apuração dos últimos fatos, conclusões estão sendo tiradas, inclusive generalizando a corporação, indo de encontro ao princípio constitucional de ampla defesa, nossa meta é a apuração imparcial e responsável dos fatos”, disse.

O presidente da Câmara, Gildásio Silveira (PT), agradeceu ao convite, ressaltou que a Casa vai participar de todos os debates e destacou os vários momentos de discussão protagonizados pelo Legislativo Municipal na busca por melhorias na segurança pública. “Queremos que sejam apurados os fatos, que a lei seja aplicada e que medidas sejam tomadas para que isso não volte a acontecer. Trata-se também da credibilidade das instituições, PM, Ministério Público, Policia Civil”, disse.

O líder da oposição, vereador Arlindo Rebouças (PMN), comentou a importância da audiência, por mostrar a intenção da PM de apurar os fatos. “A instituição PM precisa ser preservada, se acaso policias estejam envolvidos devem ser julgados para que a policia mantenha sua credibilidade, vamos esperar as apurações, confiantes na seriedade da PM”, afirmou.

O vereador Alexandre Pereira (PT), afirmou estar confiante na seriedade das investigações e dos órgãos responsaveis por elas. “Os seguimentos sociais que aqui estiveram ouviram a prestação de contas dos investigadores, e apontando os culpados, acreditamos na punição dos culpados e na preservação da credibilidade da PM”, concluiu. Também participaram da audiência os vereadores Beto Gonçalves (PV), Joel Fernandes (PTN), Luciano Gomes (PR), Fernando Jacaré (PT), Gilzete Moreira (PSB), Hermínio Oliveira (PDT), Álvaro Pithon (DEM), Néu do Gás (PSB) e da vereadora Lúcia Rocha (DEM).

Outubro 2024