Imagem Ademir Abreu quer combate efetivo da criminalidade em Conquista

Ademir Abreu quer combate efetivo da criminalidade em Conquista

04/02/2010 22:00:00

Em seu discurso na sessão desta quinta-feira (4), o vereador Ademir Abreu (PT) destacou o início do ano legislativo de 2010, ressaltando que será um ano de muitos desafios. O parlamentar lamentou o crescimento do uso e tráfico de drogas e, consequentemente, da violência em Vitória da Conquista.
Para Abreu, a violência está associada ao progressivo uso de drogas. Citou matéria publicada no Jornal A Tarde, que afirma que 85% dar mortes violentas na Bahia estão associadas ao uso das drogas, sendo o crack “a grande locomotiva desse processo”, que se tornou um grave caso de saúde pública.
“O uso do crack na Bahia precisa ser tratado como um caso de epidemia”, declarou o parlamentar, apontando o baixo preço da pedra da droga (cerca de R$1,00) e a rapidez com que a mesma se alastra pelo corpo como principais fatores que contribuem para o crescimento do tráfico.
Abreu informou que a Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos, juntamente com o Ministério da Justiça, pretende lançar nesta sexta-feira (5), o Plano Operativo Tripartite do Programa Federal com ações integradas da prevenção ao uso de drogas e a violência.
O vereador cobrou o envolvimento das universidades na pesquisa sobre estratégias de combate ao uso de drogas  e citou que a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Instituto de Saúde Coletiva, já oferece cursos de especialização e mestrado em drogas.
“Sabemos que a violência se combate com ações. Essas ações são as políticas públicas de promoção da qualidade de vida das pessoas tanto na zona urbana quanto na zona rural”, disse o parlamentar. Abreu citou ações como melhoria na qualidade da educação pública; criação de escolas agrícolas que estimulem a permanência das pessoas no campo; melhorias no atendimento da saúde, assistência social e criação da Vara Especializada na Infância e Juventude como estratégias para combater a criminalidade.
“Gostaria de finalizar pedindo tranquilidade a comunidade conquistense, pois os órgãos de proteção aos direitos humanos estão atentos ao que vem acontecendo e tentando, junto às esferas públicas, buscar soluções para o fim dessa situação a qual chegamos”, disse.

Outubro 2024