13/11/2009 23:48:00
Na sessão solene desta quinta-feira (12), que celebrou o Dia da Consciência Negra, a Câmara concedeu o Troféu Zumbi dos Palmares a três personalidades que se destacaram na luta pela igualdade racial. O Troféu foi instituído pela Câmara por meio da Resolução 02/2008, de autoria do vereador Jean Fabrício (PCdoB) e entregue pela primeira vez na solenidade desta noite.
O primeiro homenageado foi o engenheiro agrônomo Marinaldo Carvalho dos Santos, que mora na Comunidade Quilombola do Velame. Santos milita no movimento negro desde 1999, participando ativamente da organização de Agentes de Pastoral Negros (APNs) e presta assessoria a comunidades remanescentes de quilombos. Diante da impossibilidade em comparecer na sessão, Santos foi representado por Robério Santos, que recebeu das mãos do vereador Arlindo Rebouças a homenagem.
“Este prêmio é de todas as comunidades quilombolas”, disse Robério.
A segunda homenageada da noite foi Neonília Soares Dias, mais conhecida como Dona Dezinha. Reconhecida líder espiritual no candomblé em Vitória da Conquista, a yalorixá veio para o município na década de 1970 e tem lutado contra a discriminação racial e intolerância religiosa. Dona Dezinha, que recebeu das mãos do vereador Jean Fabrício a homenagem, cantou uma música em homenagem a Ogum e agradeceu a honraria.
O último homenageado da noite, o deputado federal Luiz Alberto, também tem destacada luta na defesa dos direitos dos negros no Brasil. Desde 2000, é um dos representantes da Bahia na Câmara dos Deputados, onde criou o Núcleo de Parlamentares Negros do PT. O deputado recebeu a honraria das mãos do vereador Fernando Jacaré, líder do prefeito na Câmara.
“Agradeço à Câmara pela lembrança importante na luta pelo nosso povo”, disse Alberto.