29/10/2009 00:00:00
A Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (29), sessão mista em comemoração aos 41 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC) em Vitória da Conquista. De origem latinoamericana, nascido no Uruguai na década de 1950, o MFC é uma sociedade civil constituída por cristãos leigos, cujos objetivos são evangelizar, humanizar e despertar a consciência crítica para a prática da fé.
É reconhecido de utilidade pública por decreto federal e está presente em 19 estados brasileiros, em quase toda a América Latina e em quase 50 países. No Brasil é coordenado nos níveis local, estadual, regional e nacional por colegiados constituídos de casais ou pessoas interessadas em preservar a família.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), destacou a importância da sessão que celebrou os 41 anos do MFC. “O trabalho que o MFC realiza em nossa cidade é dignificante e tem ajudado muitas famílias. É verdadeiramente uma escola de vida”, disse.
O vereador Beto Gonçalves (PV), católico, militante do MFC e autor da sessão, afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Movimento tem produzido resultados positivos nas últimas quatro décadas. Para o parlamentar, a sessão foi uma forma que o Legislativo encontrou para parabenizar o trabalho do MFC.
“O Movimento tem uma brilhante atuação com a juventude”, disse, fazendo um breve resgate histórico do MFC no Brasil e no mundo. Segundo Gonçalves, todos os que passaram pelo MFC durante estes 41 anos tiveram participação fundamental para que o Movimento se consolidasse em Vitória da Conquista.
O parlamentar destacou o Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Movimento Familiar Cristão. “É uma forma de reconhecer o trabalho”, disse, ressaltando a necessidade da arrecadação de fundos para a construção da sede própria do MFC. Gonçalves afirmou que seu mandato está à disposição da Igreja Católica e do MFC. Citou o vice prefeito Ricardo Marques, que é fruto do trabalho do Movimento Familiar Cristão em Conquista.