26/10/2009 00:00:00
O mandato do vereador Beto Gonçalves (PV) realizou, na última sexta-feira (23), audiência pública para comemorar o Dia Nacional da Juventude, celebrado no Brasil no dia 25 de outubro. A audiência contou com a participação de dezenas de jovens, que discutiram sobre a importância da elaboração de políticas públicas voltadas para a juventude.
O coordenador das Pastorais de Juventude em Vitória da Conquista, Alan Oliveira, afirmou que um dos principais desafios da atuallidade é o combate à violência envolvendo jovens e adolescentes. “O debate vem para apontarmos soluções, especialmente neste momento que vivemos uma onda de violência”, disse, desafiando a cidade a se unir em busca da paz. “Está na hora de mudar essa realidade, nossos jovens estão morrendo. É preciso cobrar ações afirmativas do poder público”, declarou.
O vereador Beto Gonçalves afirmou que sempre participou dos movimentos jovens da Igreja Católica, por isso, "foi uma satisfação realizar a audiência". Segundo o parlamentar, o debate foi um momento oportunoi para que os jovens se manifestassem e cobrassem seus direitos. “A juventude não deve se calar. Os jovens querem mais atenção e precisam também buscar a união. Só assim serão mais atuantes”, disse. O vereador Hermínio Oliveira (PDT) também participou da audiência. Segundo o parlamentar, é preciso que a família fique atenta ao comportamento dos filhos, pois esse é o caminho para monitorar os jovens e adolescentes e evitar que eles se envolvam com a criminalidade.
O coordenador das Pastorais da Diocese, Pe. João Cardoso, ressaltou que os jovens só têm a ganhar quando se mobilizam em torno da defesa dos seus direitos. “É preciso que o jovem se movimente em torno de políticas públicas que o possibilite viver verdadeiramente”, disse. O Pe. Uilton Pereira, que representou o arcebispo metropolitano Dom Luiz Pepeu, parabenizou o vereador Beto Gonçalves por receber os jovens na Câmara. “Beto está de parabéns. Isso prova que ele está engajado com a Igreja, que por sua vez trabalha no sentido de levar ao jovem a palavra de Deus”, enfatizou.
O capitão Selmo Luiz de Sales, que representou o comando do 9o Batalhão, lembrou que a família é o alicerce para que o jovem "se desenvolva em retidão de caráter". Reconheceu que a Policia Militar é falha em determinados momentos e destacou os projetos que a PM tem que favorecem a participação da comunidade.
O vice prefeito, Ricardo Marques, fez um resgate sobre a atuação da juventude em Vitória da Conquista e afirmou que o jovem de hoje tem mais acesso à informação, às tecnologias e por isso é bastante participativo. “As políticas públicas para a juventude precisam partir do próprio jovem a fim de que ele se sinta inserido em todos os segmentos da sociedade”, disse.
Também estiveram presentes na audiência o Pe. Edilberto Amorim, diretor geral da Cotefave; Giovanni Viana, representando a Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda; Pe. Silvano Correia Santos, coordenador da Missão Jovem Stigmatina e Cristiane Barbosa, coordenadora da Pastoral de Crisma.