19/10/2009 11:05:00
O mandato do vereador Ademir Abreu (PT) realizou, neste sábado (17), às 19h, no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, audiência pública para discutir a atuação do programa Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista. A audiência contou com a presença do secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence; do coordenador Municipal de Defesa Civil, José Cerqueira e do coordenador Municipal de Habitação Popular, Edgar Borges.
O Minha Casa, Minha Vida conta com um investimento de R$ 34 bilhões para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria. Na Bahia o Governo Jaques Wagner já entregou mais de 17 mil unidades habitacionais. Segundo o secretário Afonso Florence, o programa faz parte de uma determinação do Governo Lula em acabar com o déficit habitacional no Brasil. Para tanto, o governo lançou mão dos recursos do FGTS e alocou recursos do Orçamento Geral da União, que são administrados pela Caixa Econômica Federal.
“A gestão do Governador Jaques Wagner lançou o programa Casa da Gente alocando a contrapartida para trazer os recursos federais. O programa foi um sucesso, pois já foram entregues 17 mil unidades habitacionais em pouco mais de dois anos”, declarou, informando que as propostas para financiamentos de imóveis são entregues na Caixa Econômica por meio de empresas privadas, ou pelo poder público municipal e estadual.
Florence também esteve em audiência com o prefeito Guilherme Menezes para discutir a ampliação do Minha Casa, Minha Vida em Vitória da Conquista. Na audiência, o secretário discutiu a viabilidade de terrenos com infraestrutura urbana, saneamento básico e abastecimento de água, para a construção de novas unidades habitacionais, que vão beneficiar famílias com a faixa de até 3 salários mínimos. O objetivo é impulsionar a economia, gerar empregos e trazer reflexos positivos para toda a sociedade.
O vereador Ademir Abreu afirmou que a audiência foi fundamental para esclarecer sobre o andamento do projeto na Bahia e em Vitória da Conquista. Ressaltou que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano se dispôs a atuar em conjunto com o Município. “A audiência foi positiva, pois houve uma disponibilidade do Estado em servir ao Município. Vitória da Conquista é uma cidade de referência e esta parceria vai atrair recursos do Estado”, disse, ressaltando a possibilidade de ampliação do programa, atendendo também a famílias com renda de de 3 a 6 salários mínimos.