Imagem Vereadores destacam importância da implantação do Centro Cultural BNB

Vereadores destacam importância da implantação do Centro Cultural BNB

Arquivo

29/09/2009 00:14:00


Na sessão de apresentação do projeto do Centro Cultural do Banco do Nordeste, que será construído em Vitória da Conquista, o vereador Álvaro Pithon (DEM) destacou a figura de Camilo de Jesus Lima, “inesquecível poeta conquistense e do sertão da Bahia”. Citou personalidades como Glauber Rocha, Bira Brito, Cajaíba, Erastóteles Meneses e, mais recentemente, Alex Simpatia, vencedor de um concurso de música na TV Globo, no final do mês de agosto. “Nossa cidade é um celeiro de artistas”, afirmou.
Pithon salientou que seu mandato não é contrário à instalação do Centro Cultural do BNB. O parlamentar garantiu apoio ao projeto e destacou que a comunidade deve participar do debate. “Tenho certeza que esta Casa vai dar todo apoio a este projeto. Sempre vou votar a favor do povo, independente de partidos políticos”, disse, sugerindo os nomes Ubirajara Brito e Glauber Rocha para o Centro Cultural. 
O parlamentar questionou a ausência de estacionamento no projeto e sugeriu a compra das instalações do Clube Social Conquista, que poderia ser aproveitado para a instalação do Centro Cultural.
O vereador Fernando Jacaré (PT), líder do prefeito na Câmara, ressaltou importância da realização da sessão, afirmando que a cidade vive um momento de alegria, na certeza que “um grande sonho vai se concretizar”. Jacaré afirmou que não restam dúvidas da grandeza do projeto de implantação do Centro Cultural.
“Temos que parabenizar e fazer o possível para colaborar com a aprovação deste projeto. O prefeito Guilherme Menezes colocou seu secretariado à disposição do projeto, que vai atender a população carente”, disse o parlamentar, salientando a participação do ex-prefeito José Raimundo Fontes, que também trabalhou para que Conquista fosse escolhida para a construção do Centro.
Para o vereador Hermínio Oliveira (PDT), a explanação do projeto foi fundamental para que os vereadores conhecessem o que será disponibilizado para a população. “A escolha do local vai facilitar o acesso da comunidade. É um investimento importante, que vai valorizar a cultura local e atender bairros carentes da nossa cidade, como Guarani, Nossa Senhora Aparecida, Alto Maron, Sumaré, Pedrinhas e Petrópolis. Estamos emocionados e alegres por receber uma obra deste porte”, disse Oliveira, parabenizando o vereador Gildásio Silveira pela iniciativa em realizar a sessão.
O vereador Gilzete Moreira (PSB) afirmou que, na gestão passada, quando ocupava a função de vice-prefeito, teve a oportunidade de acompanhar as primeiras reuniões para implantação do Centro Cultural BNB. Moreira destacou o esforço e dedicação do gerente geral do Banco do Nordeste em Conquista, Jorge Sala, para que a cidade fosse escolhida para a implantação do novo equipamento.
O parlamentar comemorou o fato de o local ser de fácil acesso, especialmente para os moradores de bairros periféricos. “Parabenizamos o prefeito Guilherme Menezes pela sensibilidade em doar aquela área na Praça Sá Barreto, para que o Centro Cultural seja construído. Estamos contentes com isto”, destacou, parabenizando a diretoria do BNB pela iniciativa em colocar em prática um projeto tão importante.
Já a vereadora Lúcia Rocha (DEM), afirmou que o projeto arquitetônico do Centro Cultural é um marco para Vitória da Conquista, pois é o único da Bahia. “O objetivo é incentivar produções para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. A comunidade vai aguardar o início deste grande empreendimento”, disse.
Rocha informou que as obras começarão em no mês de novembro e terá prazo de um ano para ser concluído. “Conquista é muito carente de cultura, e esta lacuna será preenchida com a construção deste grande empreendimento”, afirmou a parlamentar, ressaltando que o prédio tem previsão para inauguração em novembro de 2010. A parlamentar parabenizou o BNB pela iniciativa em implantar o projeto. “Tenho certeza que este Centro Cultural será um sucesso e a comunidade carente agradece”, declarou.
Para o vereador Jean Fabrício (PCdoB), Conquista deve agradecer ao BNB por ter sido escolhida para receber o Centro Cultural. O parlamentar destacou que a cidade é rica em produção cultural, tendo artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Citou nomes como Elomar Figueira e Glauber Rocha, ícones da cultura regional.
“O Governo Lula vem resgatando o fazer cultura neste país, dinamizando a política cultural e as ações das políticas públicas no setor”, afirmou. Fabrício parabenizou o Governo Lula e o Banco do Nordeste, ressaltando que a cidade precisa de mais espaços e ações que dinamizem a cultura local e regional.
O vereador Arlindo Rebouças (PMN) destacou sua alegria pela apresentação do projeto, mas questionou a escolha do local para que o mesmo seja construído. O parlamentar argumentou que os principais prédios públicos foram construídos na zona leste da cidade, deixando a zona oeste sem receber investimentos deste porte. “A Zona Oeste está abandonada”, contudo, parabenizou o BNB pela iniciativa em construir o Centro Cultural.
Rebouças também questionou o acesso de entrada pela Rua Antônio Nascimento e a falta de estacionamento no projeto. “O local está totalmente equivocado, pois é pouco povoado, de difícil acesso e sem expectativa de crescimento, pois fica no pé da serra do Periperi. As informações que passaram para o engenheiro foram equivocadas. A Câmara vai discutir e deve repensar a localização deste projeto”, declarou.
O vereador Néu do Gás (PSB) afirmou que a cidade espera com expectativa a concretização do projeto. Para o parlamentar, não importa o local onde o prédio será construído, pois o objetivo é fomentar a cultura local e regional. “O BNB está de parabéns. Conquista esperava por muito tempo este projeto. Provavelmente em 2010 esta obra será inaugurada”, declarou, também parabenizando o prefeito Guilherme Menezes.
Para o vereador Joel Fernandes (PTN), o BNB acertou quando escolheu Vitória da Conquista para a construção do Centro Cultural. O parlamentar questionou o acesso para o prédio pela Rua Antônio Nascimento e sugeriu a união das praças para evitar possíveis transtornos no transito do local. “Conquista ganha com este grande projeto que vai incentivar a cultura local”.
O vereador Ademir Abreu (PT) agradeceu a todos que contribuíram para a construção do projeto e parabenizou o BNB pelas características sociais do Centro Cultural, que ampliam o acesso ao lazer, educação e cultura. “Quando o centro começar a funcionar a população vai se alegrar, pois será mais uma opção de lazer”, disse, defendendo a manutenção do terreno na praça Sá Barreto. “O local é próximo do centro da cidade, o que facilita o acesso de todos”, disse.
O vereador Luciano Gomes (PR) afirmou que a vinda do Centro Cultural vai beneficiar o surgimento de grandes artistas da terra. “Espaços importantes como estes vai possibilitar o surgimento de artistas que não tem oportunidades”, disse.
Gomes concordou com o vereador Arlindo Rebouças sobre a necessidade do debate em relação à escolha do local para a construção do prédio. “É preciso discutir melhor esta questão”, disse. O parlamentar também questionou a ausência do nome da Câmara no Projeto de Lei que faz doação do terreno para a construção das instalações do Centro Cultural.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), afirmou que este é um projeto que deve ser apoiado por toda a cidade. Ressaltou a importância do debate sobre o tema e agradeceu aos demais parlamentares que aprovaram a realização da sessão especial. Silveira ressaltou que o debate em torno da construção do Centro Cultural vem desde o Governo José Raimundo Fontes e Gilzete Moreira. Para o parlamentar, a população deve estar consciente da dimensão do investimento que o BNB vai fazer no município.
Sobre a polêmica em torno do local da construção do Centro Cultural, o vereador afirmou que tal questionamento não pode impedir ou atrasar a concretização da obra. “No passado, Vitória da Conquista já perdeu recursos importantes por interpretações erradas. Perdeu R$ 1,5 milhão para tirar crianças das ruas, porque a Câmara não aprovou o projeto em tempo hábil; perdeu R$ 1,5 milhão destinados a reforma de feiras e do frigorífico, porque o Legislativo aprovou os recursos quando o prazo já havia esgotado; sem dizer do Banco do Povo, que levou quase um ano para ser aprovado”, disse Silveira.
O parlamentar enfatizou que a cidade não pode perder um investimento como este por causa de uma divergência da escolha do local, já que a área foi escolhida com responsabilidade por parte dos técnicos do BNB. “O prefeito Guilherme Menezes foi sensível à solicitação do BNB. A Prefeitura está de parabéns”, declarou, ressaltando que os artistas devem acompanhar a concretização do projeto. O vereador também afirmou que a implantação do centro cultural na localidade, fará com que a região seja revitalizada.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30